Modalidades implementadas

O desporto como um veículo de formação

Hoje, talvez mais do que nunca, devemos fixar o olhar nos jovens, pois, quanto mais cedo se inicie o processo de formação, tanto mais fácil se dará o desenvolvimento integral da pessoa através do desporto e este desenvolve virtudes como a generosidade, a humildade, o sacrifício, a constância e a alegria. O desporto de igual modo deve contribuir no que diz respeito ao espírito de equipa, ao apreço, competição e solidariedade com os demais. É essencial que todos sejamos conscientes da importância que a prática desportiva tem no desenvolvimento humano, ela é como o bom arado em terra fértil, que facilitará a colheita, sempre que se cuide e trabalhe adequadamente.

Principais objetivos do DE

1- Motivar os alunos para a prática desportiva regular, fomentando a promoção da saúde física e mental e cidadania;

2- Fomentar hábitos de vida saudáveis;

3- Melhorar a qualidade de vida dos alunos;

4- Motivar a comunidade escolar para a prática de exercícios físicos;

5- Promover o sucesso escolar dos alunos.

O Projeto de Desporto Escolar integra-se de forma articulada e continuada, no conjunto de valores consagrados no Projeto Educativo e nos objetivos do Plano de Atividades do nosso Agrupamento.
O Desporto Escolar da qual o Agrupamento de Escolas de Amadeo de Souza-Cardoso faz parte integrante é um Projeto nacional de desenvolvimento desportivo que tem como objetivo dinamizar nas escolas as várias modalidades desportivas permitindo aos alunos inscritos nos grupos equipa participar nos quadros competitivos das várias fases, local, regional e nacional. O Desporto Escolar é o conjunto das práticas lúdico-desportivas desenvolvidas como complemento curricular e ocupação dos tempos livres dos alunos, num regime de participação voluntário, integrados no plano de atividades da escola.

Projetos especiais:

Os alunos do 3º e 4º ano de 11 escolas do Agrupamento participam em treinos de golfe, com material de golfe indoor nas próprias escolas e deslocam-se ao campo de golfe de Amarante para experimentar a modalidade em contexto real. Durante o ano letivo têm a oportunidade de se desafiarem num Campeonato organizado pela Federação Portuguesa de Golfe intitulado Drive Scholl, nas fases: Escolar, Municipal, Regional e Nacional.

Esta é uma iniciativa inédita criada pela FPG no ano letivo de 2015/2016, que visou levar competição de golfe aos alunos dos 3.º e 4.ºanos de escolas do 1.º Ciclo e que o nosso Agrupamento aderiu desde o primeiro momento.

As aulas de golfe proporcionadas aos alunos do Agrupamento de Escolas de Amadeo de Souza Cardoso resultam do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Amarante, a Federação Portuguesa de Golfe, o Campo de Golfe de Amarante e o Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, no âmbito do projeto “Golfe nas Escolas de Amarante”.