Recursos/Links

Criar sínteses descritivas
DGAE – SIGRHE
Direção Geral da Educação
Metas de aprendizagem
Programas e Metas Curriculares
Autonomia Flexibilidade Curricular
Escola Virtual – Materiais
Areal Editora – Professor
Editora ASA – Apoio ao Professor
Porto Editora – Professor
Texto Editora – Professor
Raiz Editora – Professor
FENPROF
Blog de Arlindo
SPN
SPRC
Jornal Público
Centro de Formação Amarante e Baião
Centro de Formação Amarante e Baião
Escola 21_23

Com vista à recuperação das aprendizagens e procurando garantir que ninguém fica para trás, foi aprovado o Plano 21|23 Escola+, o qual apresenta um conjunto de medidas que se alicerçam nas políticas educativas….

Em defesa dos direitos humanos
..maratona de cartas

CMA
Área da Educação
EstamosON
Conselho Nacional de Educação
AVE – Instituto de Avaliação Educativa
Estatísticas da educação 1961-2008 (INE)
Infoescolas – Estatísticas do ensino básico e secundário
Projeto MAIA

ePortugal – Portal de serviços públicos
Governo-República
Governo-República
Governo-República
Portal da Língua Portuguesa (ILTEC)
Portal da União Europeia

ferramentas digitais

Que facilitam a vida

Ferramentas digitais

Conjunto de ferramentas TIC que podem ser utilizadas no desenvolvimento de projetos…

Se você acha que as facilidades digitais de hoje favorecem a prática do plágio pelos estudantes, já que praticamente qualquer informação pode ser encontrada em poucos cliques, pode até ter razão, mas detectá-la com os recursos que temos atualmente também é bem mais fácil.

O primeiro item da nossa lista de ferramentas digitais para professores é a prova disso. Me diga quando, na era analógica, você conseguiria identificar o plágio feito por um aluno em questão de segundos? O conteúdo plagiado poderia ser proveniente de qualquer livro, e mesmo que você desconfiasse, só conseguiria provar se encontrasse a obra em questão e achasse exatamente o trecho copiado.

Hoje, com a tecnologia, essa tarefa se tornou bem mais fácil para professores. Por meio de recursos como o Plagiarisma, basta que você copie um pedaço do trecho que desconfia que tenha plágio, ou então suba o arquivo inteiro, e clique no botão de verificar duplicidade. Pronto! A ferramenta detectará o percentual de plágio contido no texto e você já saberá se a sua desconfiança tinha fundamento ou não. Bem legal né? Viu como a tecnologia é sua aliada?

Quer dar aquela aula empolgante, que deixa o aluno com um gostinho de quero mais? Então inclua recursos digitais nelas! O GoConqr, por exemplo, permite que você crie uma série de materiais interessantes para trabalhar em sala, como mapas mentais, flashcards, quizzes e slides.

Se você preferir usar recursos prontos, opções não vão faltar. A ferramenta possui uma biblioteca com 9 milhões de materiais criados pelos membros, e eles podem ser usados de forma gratuita! E sabe o que mais dá para fazer por lá? Acompanhar o progresso do aprendizado dos estudantes, analisando o resultado obtido com cada recurso. Curtiu as possibilidades? Então fica a dica!

Você possui um iPad ou a escola em que trabalha disponibiliza um para os professores? Então esse recurso poderá ser muito útil nas suas aulas! Com ele o aparelho se torna uma lousa virtual, e todas as anotações que você fizer poderão ser gravadas e compartilhadas com os alunos.

Isso quer dizer que não haverá a necessidade de eles anotarem no caderno tudo o que está escrito na lousa, pois receberão as informações depois. Assim, poderão prestar mais atenção nas suas explicações, já que não estarão com a atenção focada no registro de dados. Bem diferente do tempo em que o dedo dos alunos chegava a ficar com calo de tanta anotação, não é?

Sabe aqueles fluxogramas, gráficos e diagramas que muitas vezes são usados para esquematizar as informações? É possível criá-los de forma bem prática usando o Coggle. É tão fácil que até a elaboração de estruturas complexas é feita de maneira bem simples e intuitiva.

Os esquemas visuais podem ser construídos para praticamente qualquer coisa, e fornecem um bom material para todas as disciplinas. Além disso, também podem ser compartilhados com os alunos, para que eles consigam rever o conteúdo em casa e estudar para provas. Então, que tal você chegar em aula com essa novidade? Seja um professor de iniciativa!

Os metódicos vão adorar esta ferramenta. Embora não seja um recurso exclusivo para professores, ele é muito útil para vocês se organizarem. Ali é possível criar cards com tarefas, colocar prazos de entrega, fazer checklists de etapas do trabalho, anexar arquivos, colocar etiquetas com o status da atividade e adicionar membros.

Permite criar e partilhar apresentações interativas com direito a questionário e nuvem de palavras.

…para divulgar seu podcast.

Screen Recorder é uma aplicação que permite capturar o seu ecrã no seu navegador!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *