O Programa Escola Digital, previsto no Programa do Governo e acelerado pela pandemia covid-19, foca-se em quatro pilares (equipamentos, conectividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais se destacam o acesso a equipamentos e a conectividade. Para concretizar serão distribuídos 2 kits pelos alunos: o kit do computador e o kit da conectividade. Os kits vão ser compostos por um computador portátil (de características distintas consoante o nível de escolaridade), auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot de internet e um cartão SIM para ligação à rede móvel.
No que diz respeito aos dados móveis, reforçamos que a utilização de dados é ilimitada, exclusivamente, em contexto educativo e com uma utilização responsável. Todavia é disponibilizado um pacote de 2GB de dados por mês, para utilização livre, com possibilidade de carregamentos adicionais, sendo que estes carregamentos são da total responsabilidade do encarregado de educação ou aluno (se maior de idade).
No momento da entrega dos Kits o encarregado de educação ou o aluno (se maior de idade) vão ter de assinar um Auto de Entrega, onde se responsabilizam cumprir um  conjunto de condições para terem acesso ao Kit.

  • Os equipamentos são cedidos a título de empréstimo e de modo gratuito até o aluno concluir o respetivo ciclo de estudos, devendo restituí-los no fim do ciclo de estudos/ período indicado;
  • O encarregado de educação/aluno obriga-se a zelar pela conservação dos bens e equipamentos;
  • A instalação ou cópia de programas ou aplicações informáticas (software) no equipamento informático é expressamente proibida;
  • A instalação ou remoção de partes ou componentes (hardware) é proibida;
  • O encarregado de educação/aluno é obrigado a comunicar imediatamente ao Agrupamento em caso de perda ou roubo dos bens equipamentos;
  • É expressamente proibido emprestar/ceder estes equipamentos a terceiros;
  • O encarregado de educação/aluno obriga-se a suportar todas as despesas devidas pela recuperação dos bens ou equipamentos sempre que os danos advenham de mau uso ou negligência na sua conservação.
  • No final de cada ano letivo, os Kits (computadores e hotspots) devem ser cuidadosamente limpos e arrumados nas pastas fornecidas, podendo ser solicitados pela Escola para possível verificação. Assim, os Kits serão verificados, de forma a garantir que os equipamentos permaneçam nas melhores condições, durante o empréstimo.

Os Encarregados de Educação ou os alunos (se maiores de idade) irão ser brevemente contactados pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e Família do Agrupamento, a fim de receberem os respetivos Kits, procederem à assinatura do contrato e para o esclarecimento de eventuais dúvidas.

Os computadores deverão respeitar as seguintes especificações mínimas:

Computador
tipo I

Processador: Intel® Celeron® Processador N4000, 4M Cache, up to 2.60 GHz
RAM: 4GB
Armazenamento: 128GB SSD (M.2 2280)

Computador
tipo II

Processador: Intel i3
RAM: 4GB
Armazenamento: 128 GB SSD

Computador
tipo III

Processador: Intel i3
RAM: 8GB
Armazenamento: 256GB SSD

Disponibiliza-se uma listagem do software presente nos computadores atribuídos:

  • Nota: O software presente é de carácter gratuito, open source ou necessita de autenticação através do email institucional atribuído para a sua utilização.
  • Posso instalar outro software? Conforme as condições gerais de empréstimo do Kit é proibida a instalação, tentativa de instalação de qualquer aplicativo não autorizado. Podendo haver punição por incumprimento.
  • Preciso de um software, mas não está instalado. O que faço? Deverá contactar a Equipa TIC através do  email::

O computador traz instalada uma versão demonstração do Microsoft Office. O tempo de utilização desta versão está limitada a 7 dias.

O AE solicita a devolução de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos, nas seguintes situações:

  • Quando os alunos tenham completado o ciclo ou nível de ensino a que se destinam os equipamentos a fornecer ou a escolaridade obrigatória;
  • Nas situações de transferências de alunos para outro AE/EnA distinto do 2.º outorgante;
  • Em caso de aplicação de medidas disciplinares sancionatórias aos alunos que determinem a «transferência de escola» ou a «expulsão da escola».
  • Nos casos previstos no número anterior, a devolução dos equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos pelo EE ou pelo aluno deve ocorrer através da entrega dos mesmos nas instalações da sede do AE/EnA no prazo máximo de uma semana, após a verificação dos factos aí descritos.
  • O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se a zelar pela conservação dos bens e equipamentos que lhe são cedidos por comodato (empréstimo), devendo restituí-los no fim do período indicado nos pontos anteriores nas condições que resultam de um uso responsável e prudente, sob pena do acionamento de obrigações contratualmente previstas por perda ou deterioração dos bens e equipamentos.
  • O Encarregado de Educação/Aluno (comodatário) obriga-se, ainda, a suportar todas as despesas devidas pela recuperação dos bens ou equipamentos sempre que os danos advenham de mau uso ou negligência na sua conservação.
  • Para reportar pedidos ou registos de anomalias, utilize preferencialmente a informação disponibilizada nesta página ou através do email adminamadeo@amadeo.pt Em situações excecionais, poderá utilizar o telefone 255420110.
Nome do Aluno
Escola
E-mail de Contacto
Telefone
NIF do aluno
Número de Série do Equipamento
Mensagem
Mensagem enviada com sucesso!
Ocorreu um erro ao tentar enviar a mensagem. Por favor tente novamente!
Equipamentos da marca Insys/Inforlândia

Equipamentos da marca LENOVO/MEDION

A Altice ainda não disponibilizou ferramentas automáticas para o desbloqueio CUCO destes equipamentos, pelo que os utilizadores deverão agendar com a assistência técnica/equipa TIC o desbloqueio. No entanto, caso o PC ainda não se encontre bloqueado pelo CUCO, o utilizador deve fazer a atualização do CUCO:

Para interesse de todos, visando garantir que o máximo nível de segurança não seja comprometido, recomenda-se a execução do utilitário que corrige a situação, seja o antivírus ativo o Windows Defender ou qualquer outro.
Deverão ser seguidos os seguintes procedimentos:

  1. O pc tem que estar ligado à Internet;
  2. Pare os serviços do antivírus;
  3. Aceda ao endereço https://cuco.softi9.pt/updates e descarregue o utilitário;
  4. Depois de ser descarregado, o utilitário deverá ser executado, através de um duplo clique no executável;
  5. Poderá receber alertas de segurança do Windows, deve prosseguir sempre;
  6. Execute/instale a atualização;
  7. Aguarde pela conclusão da atualização;
  8. Termine sessão no PC;
  9. Volte a iniciar sessão no PC;
  10. Após 1 minuto, reinicie o computador.

Caso o problema se mantenha, deverá contactar a Assistência Técnica, através dos canais habituais.

  • Descarregar o Utilitário de Atualização CUCO