As entidades promotoras da saúde propiciam o equilíbrio entre o corpo e a mente através da implementação do ioga nas escolas entre outras atividades. As aulas de ioga implementadas no Agrupamento apresentam estratégias/soluções que promovem a qualidade das aprendizagens.

A escola não é só um espaço de aquisição de conhecimentos científicos, mas, também, um lugar onde ocorre o desenvolvimento social e emocional. Como sabemos as emoções têm um impacto significativo na aprendizagem. Assim, o Clube do Bem-Estar, o PES, Bibliotecas escolares e o SPO oferecem aulas de ioga para os alunos do 1º ciclo e sessões de coaching e PNL para o Agrupamento. O ioga promove o equilíbrio entre o corpo e a mente, estimulado com as posturas e a respiração. Coaching é uma forma de desenvolvimento na qual alguém denominado coach (professor), ajuda um aprendiz (aluno) a adquirir um objetivo de vida, que permitirá desbloquear o seu potencial. Com as técnicas de PNL, espera-se que seja possível alcançar mudanças comportamentais que são um incómodo na vida pessoal e académica dos alunos que os impedem de realizar os seus sonhos.

Na Escola Básica Amadeo de Souza Cardoso o Clube do Bem-Estar, o PES, Bibliotecas escolares e o SPO uniram-se para trabalhar as emoções e comportamentos positivos e negativos. Estes grupos dão importância às emoções, pois sem elas não há curiosidade, atenção e aprendizagem. Com esta união os alunos poderão adquirir atitudes e competências adequados face às emoções.

Neste ano letivo os representantes do Clube, do PES, Bibliotecas escolares e do SPO vão às Escolas Básicas do 1º Ciclo de Torreira e Luís Van Zeller para ministrarem sessões de ioga.

 PES/Clube do Bem-Estar/SPO/Bibliotecas Escolares