Suporte Básico de Vida (SBV), Sistema Integrado de Emergência Medica (SIEM) e procedimentos a ter perante exposição a vespa asiática

O ambiente escolar é um espaço onde o risco de acidentes é extremamente elevado, o que constitui uma preocupação constante.
Situações simples do quotidiano como por exemplo brincar, podem resultar em situações graves, comprometendo a saúde e a vida da vítima.
Saber como atuar são condições básicas para salvar vidas, sendo fundamental que a comunidade escolar, esteja capacitada para lidar com os incidentes que poderão ocorrer no âmbito escolar.
Sabendo isso, O PES e o Clube do Bem-Estar integraram no seu Plano Anual de Atividades um conjunto de atividades para promover a saúde escolar.
Tendo em vista a promoção da saúde escolar, assente em intervenções estruturadas de promoção de competências, a Unidade de Saúde Pública do ACeS Tâmega I Baixo Tâmega polo de Amarante, conjuntamente com a UCC de Amarante, dinamizaram uma atividade na Escola Básica EB Amadeo Souza Cardoso e EB de Vila Caíz, com abordagens ao Suporte Básico de Vida (SBV), Sistema Integrado de Emergência Medica (SIEM) e procedimentos a ter perante exposição a vespa asiática. Estas iniciativas, decorreram no dia 27 de março e 3 de abril de 2023, nas respetivas escolas e insere-se em estratégias de uma abordagem intersectorial, onde o envolvimento de diversas parcerias é fundamental para a obtenção de mais ganhos em saúde.
Estas atividades tiveram a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa Delegação de Amarante, da Proteção Civil de Amarante, e do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa.

No âmbito desta iniciativa tiveram oportunidade de participar as turmas do 5º, 6º,7º 8º e 9º ano nas sessões dinamizadas pela proteção Civil de Amarante e Cruz Vermelha Portuguesa Delegação de Amarante, com abordagens ao SIEM e procedimentos a ter perante exposição de vespa Asiática.

Foram também realizadas sessões de SBV – pratica simulada às turmas do 9º ano, visto que este tema integra o currículo da disciplina de Ciências Naturais. Esta abordagem foi constituída por duas etapas sendo a primeira expositiva e demonstrativa, e uma segunda parte onde todos os alunos tiveram oportunidade de treinar, aplicar conhecimentos adquiridos e colocar duvidas.

Todas estas sessões decorreram de forma interativa lúdica e pedagógica, demonstrando a todos os intervenientes a pertinência dos temas abordados. Todos os alunos participaram com entusiasmo e empenho nas diferentes atividades desenvolvidas. Os discentes demonstraram agrado e motivação por esta manhã diferente.
Estas diferentes atividades desenvolvidas trouxeram entidades da sociedade para a escola, o que também permitiu a aquisição e desenvolvimento de competências cruciais, para os alunos, em situações de emergências dentro e fora da escola.
O PES e o Clube do Bem-Estar agradecem toda a colaboração dos diferentes intervenientes.