Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

A Educação Física ao serviço da saúde e bem-estar dos nossos alunos.

Inserido no Projeto FITescola® (projeto de educação e avaliação da aptidão física relacionada com a saúde), o Grupo de Educação Física realizou, mais um ano, o rastreio dos alunos das turmas do 2º e 3º ciclos da EB de Amadeo e EB de Vila Caiz. Este rastreio incidiu na avaliação da composição corporal (determinação do Índice de Massa Corporal – IMC), da aptidão aeróbia (aplicação do teste do vai e vem), da aptidão neuromuscular (aplicação do teste de impulsão horizontal, abdominais, flexões de braços, velocidade – 40 m, flexibilidade dos ombros e flexibilidade dos membros inferiores).

Na semana em que se comemorou o Dia Mundial da Alimentação, os professores de Educação Física, sensibilizaram os seus alunos da importância de uma alimentação saudável aliada ao exercício físico com as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Apelaram ao uso da plataforma digital FITescola® que contem muitas informações importantes para adquirir hábitos de vida saudável. Além disso, apresentaram nas suas aulas os resultados dos testes realizados, informando e ensinando como se calcula o IMC e a sua importância para a saúde dos alunos rastreados, os que apresentam um IMC dentro da Zona Saudável e os que ao nível da aptidão aeróbia e aptidão neuromuscular se encontram dentro da Zona Saudável da Aptidão Física, os que necessitam de maior trabalho nas aulas e fora delas e os que estão dentro do Perfil Atlético.

Esta avaliação permitiu, por outro lado, fazer o levantamento de eventuais situações de risco (excesso de peso, pré-obesidade ou obesidade) que depois de identificadas serão dadas a conhecer aos Encarregados de Educação e se estes autorizarem articular com o Projeto da Educação para a Saúde do Agrupamento e posterior colaboração com outras entidades parceiras.