Hugo Barros, aluno da Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso, recebe Cartão Branco

“Olá a todos, eu sou o Hugo Barros!

No ano letivo anterior, representei o Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso no Corta Mato do Desporto Escolar que decorreu em Lousada. Nessa corrida fiquei em 1º lugar!

Com isso, fiquei apurado para representar a CLDE (Coordenação Local do Desporto Escolar) do Tâmega no Corta Mato Nacional, que decorreu nos dias 1 e 2 de abril em Valença. Nessa corrida, bem difícil, consegui ficar em 3º lugar! Sentia-me cansado contente e orgulhoso, mas quando me preparava para ir ao pódio receber a medalha de 3º classificado, já estava outro atleta no lugar que julgava meu… aí fiquei preocupado!

Foi uma grande trapalhada… a cerimónia ficou parada e todos estavam um pouco ansiosos. Eis que a organização decidiu resolver o problema atribuindo o 3º lugar a dois atletas: a mim e ao agora meu amigo, João Rodrigues, que representou a CLDE do Algarve na mesma corrida.

De volta à cerimónia, propusemos que cada um de nós medalhasse o outro! A ideia foi bem aceite pela organização e todos os presentes apreciaram o gesto aplaudindo com muita emoção!!

… ora, depois da confusão inicial, os nossos gestos simples, pelos valores que neles foram enaltecidos, como o respeito, o desportivismo, a amizade pelo próximo (mesmo que desconhecido), captaram a atenção das pessoas da Direção Geral de Educação e decidiram que por aquele gesto, merecíamos o Cartão Branco!

Para o receber, fui a Lisboa com o meu professor Miguel Moucho, com o Diretor do meu Agrupamento de Escolas, Artur Correia, e com o simpático sr. João, motorista da Câmara Municipal de Amarante, que gentilmente colaborou connosco nesta viagem. Muito obrigado a todos! … eu também não sabia muito bem o que era isto do Cartão Branco, mas se se reveem em gestos de Desportivismo e Fair Play e quiserem saber tudo, procurem em https://pned.ipdj.gov.pt/caracterizacao e promovam a amostragem do Cartão Branco!”