Eco-Escolas

DIA ECO-ESCOLAS

No dia 5 de junho celebramos o nosso Dia Eco-Escolas. A celebração deste dia decorre do compromisso com a coordenação nacional do programa e foi uma data escolhida por nós, a qual fizemos coincidir com outra efeméride: o Dia do Ambiente.

Os nossos convidados foram recebidos no átrio da escola, local onde estava exposta uma pequena parte do lixo recolhido pela brigada #AMARoMAR no dia 26 de maio.  Para esta exposição foi fundamental a colaboração das professoras Rita Gaspar e Fátima Simões (montagem e curadoria), bem como dos alunos: Simão Cerqueira e Vasco Silva do 5ºA (triagem de resíduos); Mariana Costa do 5ºA e Rita Moreira do 6ºC (desenho e pintura das cartolinas informativas); Leonor Silva do 7ªA (curadoria); e Daniela Ribeiro do 6ºC (fotografia).

A cerimónia continuou no auditório da escola, tendo-se feito um pequeno balanço das ações realizadas. Depois, ao som de uma bela apresentação da Orquestra Energia, foi içada a Bandeira Eco-Escolas, galardão atribuído no ano letivo anterior.

De seguida, os presentes foram convidados a subir ao 1º piso afim de visitar a exposição “Arte & Sustentabilidade” alusiva ao tema da REUTILIZAÇÃO. Esta exposição, promovida em conjunto com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, conta com a apresentação de trabalhos dos vários ciclos de ensino do nosso Agrupamento. Por se tratar de um concurso, é preciso votar. E todos estão convidados a fazê-lo! É só pedir um boletim às Assistentes Operacionais e escolher os 3 trabalhos preferidos.

Para terminar, visitamos a nossa Horta Bio e o jardim contíguo, onde se podem comer morangos e colher vegetais, ou contemplar uma réplica do logotipo do nosso Agrupamento (em 7m x 7m) feito com plantas, numa articulação com o Gabinete Técnico Florestal da C.M. de Amarante.

Agradecemos a presença de todos, a título individual e/ou em representação de instituições ou organismos.