Brigada #AMARoMAR

No passado dia 26 de maio operacionalizamos o desafio #AMARoMAR, promovido pelo programa Eco-Escolas e que visa alertar para as questões do lixo marinho (no nosso caso, ribeirinho).

A ação consistiu na recolha de resíduos/lixo nas margens do rio Tâmega, envolvendo a escola e a comunidade. Posteriormente será feita a comunicação e apresentação dos resultados e, com esta monitorização, os dados poderão ser comparados ao longo do tempo.

Para mais informações: https://ecoescolas.abae.pt/2022-2023-projetos/brigada-amar-o-mar/

Nesta ação participaram 42 alunos, 3 docentes e 3 pessoas da C. M. Amarante ligadas ao Ambiente. Agradecemos a colaboração de todos, em especial à Eng. Mafalda Alves, chefe do Gabinete Técnico Florestal (e que também faz parte do nosso Conselho Eco-Escolas) e ao Nuno Coelho, Assistente Técnico do mesmo gabinete.

Infelizmente, a instabilidade das condições meteorológicas impediu a participação de um grupo de alunos da Educação Especial e de um grupo de seniores da Casa da Boavista. Contamos com eles numa próxima ação!

Para os participantes, foi uma manhã muito bem passada em clima de convívio com amigos na natureza e, ainda por cima, a fazer algo para o bem de todos! Partimos do Mercado Municipal em 3 grupos: um para montante em direção à Praia da Aurora e os outros dois para jusante, por ambos os lados do rio (um até ao Parque Florestal e outro até à Praia das Azenhas).

O trabalho destas brigadas resultou na recolha de cerca de 80kg de resíduos/lixo, que depois de triados e categorizados, serão, em parte, expostos na Escola Amadeo de Souza-Cardoso.

Vem ver o que não deveria ser visto!

1 thought on “Brigada #AMARoMAR”

  1. Pingback: DIA ECO-ESCOLAS – Amadeo de Souza-Cardoso

Comments are closed.