O 25 de abril é uma data muito importante na história de Portugal, pois marca o fim de um regime autoritário e o início de um período de liberdade e democracia no país. Nesse dia, em 1974, ocorreu a Revolução dos Cravos, que derrubou o regime ditatorial que havia governado Portugal por mais de quatro décadas.

Comemorar o 25 de abril nas escolas é uma forma de ensinar aos alunos sobre a importância da democracia, dos direitos humanos e da liberdade, valores que são fundamentais em qualquer sociedade. Além disso, essa comemoração também serve para lembrar os sacrifícios e as lutas que muitas pessoas tiveram que enfrentar para que o país chegasse ao ponto em que está hoje.

Ao comemorar o 25 de abril nas escolas, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre o papel da cidadania e sobre como eles próprios podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Essa reflexão é fundamental para formar cidadãos críticos e conscientes, capazes de participar ativamente da vida em sociedade e de defender os valores democráticos.

Foi neste sentido, que os grupos disciplinares de História e História e Geografia de Portugal solicitaram a realização de trabalhos aos alunos do 6º e 9º anos. Em articulação com as disciplinas de ET e EV, os alunos elaboraram cravos, cartazes, e infografias que foram expostas no espaço escolar da EB de Telões e na EB de Vila Caiz.

Atividade “Comemoração do 25 de abril

2023