25 de Abril 1974

A Revolução do 25 de Abril também conhecida como revolução dos cravos, comemora este ano 49 anos desde que na madrugada desse dia os militares do movimento das forças armadas (MFA) ocuparam os estúdios do Rádio Clube Português e, através ada rádio, explicaram à população que pretendiam que o país fosse de novo uma democracia, com eleições e liberdades de toda a ordem.

Durante o dia, a população de Lisboa foi-se juntando aos militares e uma vendedora de flores começou a distribuir cravos pelos soldados e pela população, daí o nome “revolução dos cravos” porque todas as pessoas colocaram os mesmos no peito ou agitaram-nos no ar e os soldados colocaram-nos nos canos das armas.

Os trabalhos desenvolvidos em sala de aula encontram-se expostos nos átrios das escolas Amadeo de Souza-Cardoso e de Vila Caiz assim como em todas as escolas do 1º ciclo onde o tema também foi trabalhado.

Os alunos em interdisciplinaridade das disciplinas de Educação Tecnológica e História, estudaram, pesquisaram e trabalharam esta data de forma a compreenderem melhor o antes e o depois desta data tão importante para Portugal e o porquê do feriado nacional.