Erasmus+ Geeks For Education Lille

Na semana de 2 a 6  de  maio de 2022, os professores Joaquim Mota e Ana Luísa Mota estiveram presentes em Lille (França) em representação do Agrupamento, nas atividades promovidas pela  CentraleLille, uma instituição do ensino superior francês, e pelo Collège Paul Verlaine, uma escola secundária de Lille,  no âmbito do programa Erasmus+ GEEKS FOR EDUCATION financiado pela União Europeia. 

O objetivo do deste projeto é promover as áreas STE(A)M – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática – através da realização de conjuntos de estratégias (format) que promovam a aprendizagem destas áreas de modo transversal e, em paralelo, sensibilizem os alunos para desenvolvimento de futuras carreias profissionais nestas áreas. Estas estratégias são realizadas através da parceria de diferentes entidades, frequentemente ligadas à educação informal, e escolas pertencentes a sete países da União Europeia. O Agrupamento esteve presente na qualidade de entidade parceira do Aventura Marão Clube.

O encontro em Lille, designado por Joint Staff Training, permitiu às parcerias de cada país apresentar e testar com os colegas dos restantes países, as estratégias que idealizaram, de modo a aferir a sua adequação ao objetivo principal do desenvolvimento das áreas STE(A)M junto dos alunos, percebendo também os ajustes que eventualmente necessitariam de ser realizados.

Foram propostas várias estratégias, como jogos, produção de equipamentos idealizados em software CAD e posterior impressão em 3D, reprodução de objetos reais através da utilização de materiais cortados com precisão (corte laser), utilização de manipuláveis …

A pareceria portuguesa, liderada pelo Aventura Marão Clube, apresentou e testou uma saída de campo, onde foram realizadas várias atividades que procuram desenvolver as STE(A)M. Esta estratégia decorreu de um encontro prévio dos membros da parceria onde foram identificadas áreas a desenvolver com os alunos.

A semana foi intensa e proveitosa, tendo proporcionado a todos os participantes, provenientes dos diferentes países, contacto com novas ideias, trocas de experiências e valiosos momentos de hands on no teste de estratégias e utilização de equipamentos.