No âmbito da disciplina de Matemática tivemos no átrio da Escola Amadeo de Souza Cardoso, entre os dias 2 e 17 de março, e na escola de Vila Caiz, entre 13 e 17 de março , em exposição, os trabalhos elaborados pelos alunos do 3.º ciclo sobre o tema das Isometrias.  

Recorrendo a materiais diversos, nomeadamente reciclados, os nossos alunos puseram à prova a sua vertente artística e criativa e realizaram verdadeiras obras de arte. Nelas, aplicaram conhecimentos Matemáticos abordados em sala de aula e desenvolveram diversas competências no âmbito da Geometria. Através da pesquisa e investigação aprofundaram ainda os seus conhecimentos ao nível da “Arte”, tendo alguns deles, na realização dos seus trabalhos,  se inspirado no ilustre amarantino Amadeo de Souza Cardoso, outros ainda, nas obras do famoso artista e matemático M.C. Escher. Estas conexões permitiram aos alunos desenvolverem competências ao nível da sensibilidade estética e criativa, e tomarem maior consciência da aplicação / ligação da Matemática com a vida real.  

Nesta exposição da disciplina de Matemática, na escola Amadeo de Souza Cardoso, houve ainda um espaço dedicado aos trabalhos realizados pelos alunos do oitavo ano, sobre a demonstração geométrica do Teorema de Pitágoras e ainda, um outro espaço dedicado à comemoração do “Dia Internacional da Matemática” e “Dia do PI”, dia 14 de março.  

A matemática, senhora que ensina o homem a ser simples e modesto, é a base de todas as ciências e de todas as artes.Malba Tahan

Isometria- Matemática com arte