Entidades promotoras da saúde propiciam o equilíbrio entre o corpo e a mente através da implementação do yoga nas escolas.

A escola não é só um espaço de aquisição de conhecimentos científicos, mas, também, um lugar onde ocorre o desenvolvimento social e emocional. Como sabemos as emoções têm um impacto significativo na aprendizagem. Assim, o Clube do Bem-Estar, o PES, Bibliotecas escolares e o SPO oferecem aulas de ioga para os alunos do 1º ciclo e sessões de coaching e PNL para o Agrupamento. O ioga promove o equilíbrio entre o corpo e a mente, estimulado com as posturas e a respiração. Coaching é uma forma de desenvolvimento na qual alguém denominado coach (professor), ajuda um aprendiz (aluno) a adquirir um objetivo de vida, que permitirá desbloquear o seu potencial. Com as técnicas de PNL, espera-se que seja possível alcançar mudanças comportamentais que são um incómodo na vida pessoal e académica dos alunos que os impedem de realizar os seus sonhos.

Na Escola Básica Amadeo de Souza Cardoso o Clube do Bem-Estar, o PES, Bibliotecas escolares e o SPO uniram-se para trabalhar as emoções e comportamentos positivos e negativos. Estes grupos dão importância às emoções, pois sem elas não há curiosidade, atenção e aprendizagem. Com esta união os alunos poderão adquirir atitudes e competências adequados face às emoções.

Neste ano letivo os representantes do Clube, do PES, Bibliotecas escolares e do SPO vão às Escolas Básicas do 1º Ciclo de Torreira e Luís Van Zeller para ministrarem sessões de ioga.

Feedback da professora da turma 2V.

Recomeçamos o ano letivo e as nossas sessões de ioga estão cada vez melhores!

Já somos mais crescidos, conseguimos estar mais concentrados e vivermos na escola cada vez mais felizes.

A nossa professora de ioga tem ajudado muito e também tem muita paciência connosco! Queremos agradecer-lhe os momentos que nos tem proporcionado. São poucos, mas bons!

Prometemos que vamos corresponder aos seus objetivos em todas as sessões, pois isso é muito bom para nós.

A nossa saúde e o nosso bem-estar devem estar sempre em primeiro lugar!

 Professora Maria Manuela Carvalho