PADDE – Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola

O Plano de Desenvolvimento Digital das Escolas – PADDE – está a ser implementado de forma estruturada e sistemática no nosso Agrupamento desde o 1.º ao 3.º ciclo. Este plano insere-se num desígnio, mais vasto, da Comissão Europeia que visa “reconfigurar a educação e a formação para a era digital” .

Vivemos num mundo marcado pela rápida assunção do digital, sendo, por isso, crucial dotar as crianças e os jovens de competências digitais, que lhes permitam viver, aprender e trabalhar numa sociedade global em que a mediação das tecnologias digitais é cada vez mais significativa.

No nosso Agrupamento, o empréstimo de computadores (pelo Ministério da Educação) a todos os alunos possibilitou que, semanalmente, alunos e docentes, pelo menos, uma vez por semana, utilizem os seus computadores em sala de aula, com fins pedagógicos. Alguns alunos utilizam mesmo os seus próprios equipamentos (computadores, tablets, telemóveis). Esta ação, inovadora e ousada, para alguns, está a decorrer bem e com bons níveis de adesão por parte de todos os intervenientes. Todos reconhecemos que não se poderia trabalhar o digital, na Escola, sem computadores! Reunidas as condições básicas, definiram-se medidas concretas que proporcionassem aos nossos alunos uma boa apropriação e utilização desta ferramenta de trabalho, tão facilitadora das aprendizagens.

Partilhamos aqui alguns dos momentos com a utilização dos computadores em sala de aula, nas várias disciplinas, para a atividade letiva.

Em jeito de conclusão, todos reconhecemos que a utilização do computador em sala de aula concorre para proporcionar experiências de aprendizagens mais ativas, atrativas e desafiantes, nas quais o discente assume um papel autónomo, porque pesquisa, seleciona as informações, enformando o seu conhecimento, de acordo com as suas capacidades, os seus interesses e no respeito pelo seu ritmo de aprendizagem. Proporciona-se, assim, a ocorrência de um ensino e aprendizagem mais inclusivos, inovadores e diversificados, porque a panóplia de recursos educativos digitais de que dispomos, atualmente, é, sem dúvida, um dos fatores-chave para atingir o desejado sucesso educativo de qualidade para todos e cada aluno.

PADDE – Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola

O Plano de Desenvolvimento Digital das Escolas – PADDE – está a ser implementado de forma estruturada e sistemática no nosso Agrupamento desde o 1.º ao 3.º ciclo. Este plano insere-se num desígnio, mais vasto, da Comissão Europeia que visa “reconfigurar a educação e a formação para a era digital” .

Vivemos num mundo marcado pela rápida assunção do digital, sendo, por isso, crucial dotar as crianças e os jovens de competências digitais, que lhes permitam viver, aprender e trabalhar numa sociedade global em que a mediação das tecnologias digitais é cada vez mais significativa.

No nosso Agrupamento, o empréstimo de computadores (pelo Ministério da Educação) a todos os alunos possibilitou que, semanalmente, alunos e docentes, pelo menos, uma vez por semana, utilizem os seus computadores em sala de aula, com fins pedagógicos. Alguns alunos utilizam mesmo os seus próprios equipamentos (computadores, tablets, telemóveis). Esta ação, inovadora e ousada, para alguns, está a decorrer bem e com bons níveis de adesão por parte de todos os intervenientes. Todos reconhecemos que não se poderia trabalhar o digital, na Escola, sem computadores! Reunidas as condições básicas, definiram-se medidas concretas que proporcionassem aos nossos alunos uma boa apropriação e utilização desta ferramenta de trabalho, tão facilitadora das aprendizagens.

Partilhamos aqui alguns dos momentos com a utilização dos computadores em sala de aula, nas várias disciplinas, para a atividade letiva.

Em jeito de conclusão, todos reconhecemos que a utilização do computador em sala de aula concorre para proporcionar experiências de aprendizagens mais ativas, atrativas e desafiantes, nas quais o discente assume um papel autónomo, porque pesquisa, seleciona as informações, enformando o seu conhecimento, de acordo com as suas capacidades, os seus interesses e no respeito pelo seu ritmo de aprendizagem. Proporciona-se, assim, a ocorrência de um ensino e aprendizagem mais inclusivos, inovadores e diversificados, porque a panóplia de recursos educativos digitais de que dispomos, atualmente, é, sem dúvida, um dos fatores-chave para atingir o desejado sucesso educativo de qualidade para todos e cada aluno.