Selo Nacional de Qualidade

Iniciar o ano letivo com 4 Selos Nacionais de Qualidade é uma distinção para o Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso pelo elevado nível das atividades eTwinning que desenvolve, colocando a Escola num patamar elevado na comunidade local e nacional.

No ano letivo transato, sob a orientação da professora Elisabete Batista, foram desenvolvidos três projetos eTwinningTake action to save the Earth / “I Am The Tourism Ambassador Of My Country” / “Alterações Climáticas – Quando Chega a Primavera?” Os referidos projetos foram desenvolvidos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com a disciplina de Geografia, pelos anos do 9ºA. É de salientar que o projeto “I Am The Tourism Ambassador Of My Country” teve ainda a colaboração de quatro alunas do 8ºD (Ana Rita, Andreia, Lara e Tatiana) que, fora do seu horário escolar, frequentavam, em regime de voluntariado, a aula de Geografia do nono ano, onde todos juntos, num espírito de colaboração e de grande envolvimento, refletiam sobre temas transversais à sociedade, abordados através do desenvolvimento de projetos e atividades, em parceria com algumas escolas europeias.

Para além dos supracitados projetos, foi também desenvolvido o projeto eTwinning “Conserve water, conserve life!” em parceria com alunos de uma escola italiana, grega, finlandesa, polaca e lituana. O projeto foi orientado pela professora Fernanda Freitas e desenvolvido pela turma do 8.ºE, no âmbito do clube da Europa, em articulação com a disciplina de Geografia e de Inglês”.

Para os alunos que participaram no desenvolvimento destes projetos, este é o momento de verem que os seus esforços foram reconhecidos. O Selo de Aluno de Qualidade que agora lhes é concedido afigura-se um incentivo a continuar a participar e a trabalhar em rede com a maior comunidade de aprendizagem da Europa. É de salutar a dedicação e entusiasmo que sempre dedicaram às atividades, muitas vezes disponibilizando tempo para além do horário escolar!

Parabéns a todos! As professoras: Elisabete Batista e Fernanda Freitas