Dia Internacional da Mulher

 

O Dia Internacional da Mulher é comemorado, anualmente, a 8 de março. Esta data, que começou a ser celebrada pela ONU em 1975, apenas viria a ser reconhecida oficialmente pela Assembleia Geral desta organização internacional no dia 16 de dezembro de 1977.

Mais que uma data comemorativa, o Dia Internacional da Mulher é um manifesto das conquistas políticas, sociais e económicas das mulheres ao longo dos anos. A abordagem e o debate das questões associadas à igualdade de género afiguraram-se da maior importância nas aulas de Geografia de 9º ano, em articulação com as sessões de Cidadania e Desenvolvimento, pela relevância e integração que a temática representa no currículo das duas disciplinas.  Nesta senda, os alunos produziram cartazes e posters com o intuito de reafirmar e promover as vitórias das mulheres na procura por direitos e igualdade. Também nas aulas de Educação Visual, sob a orientação do professor Duarte Vitória em colaboração com a professora Ana Cristina Baldaia, o protagonismo feminino serviu de inspiração à produção artística dos alunos. Os trabalhos produzidos encontram-se expostos na biblioteca da Escola Básica de Vila Caiz e num dos corredores da Escola Básica Amadeo.

 
 

Para assinalar o dia 8 de março, a aluna Leonor Saraiva do 9ºG, na disciplina de Cidadania, em articulação com a Biblioteca de Vila Caiz, desenvolveu uma dinâmica de aprendizagem lúdica e educativa que apresentou a todas as turmas. Foi um momento relevante em que a discente apresentou aos seus pares a razão de ser da comemoração da data, auxiliando na desconstrução de ideias estereotipadas do que é ser mulher. Decorrido o esclarecimento, a Leonor distribuiu um post-it por aluno com o intuito de lhe ser facultado feedback – Numa palavra, o que simboliza para ti o Dia Internacional da Mulher? Os post-its com valores como respeito, igualdade, justiça, entre outros, passaram a integrar a exposição.

 

Na Escola Básica Amadeo, os alunos do 9ºD dinamizaram uma palestra subordinada ao tema “Igualdade de Género” que apresentaram aos seus pares do 8ºA. O trabalho apresentado foi realizado no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e aborda a importância da discussão de género nas escolas, o papel do professor nesta discussão e a maneira como deve ser trabalhado este tema. Ao longo da apresentação, foi promovido o diálogo e debate de ideias entre todos os intervenientes, por forma a obter-se um maior conhecimento e uma maior clareza sobre a importância desta temática em âmbito escolar.

 
 
 

O Cineclube de Amarante, no âmbito da celebração do Dia Internacional da Mulher 2022, lançou o repto a instituições, organizações, entidades e cidadãos para que traduzissem através de um cartaz, panfleto, ou outros, usando texto, imagem, símbolos, as ideias suscitadas por este tema. O nosso Agrupamento abraçou este desafio por considerar que, mais do que presentear com flores, a data é essencial para inspirar os alunos, trabalhando a luta feminina ao longo dos anos e a desconstrução de estereótipos de género. Os materiais produzidos pelas crianças do Jardim de Infância de Santa Comba e pelos jovens alunos de 9º ano abrilhantaram a sala do Cinema Teixeira de Pascoais, local onde foi promovida uma exposição intitulada “Dia Internacional da Mulher: Porque é que ainda se celebra este dia? Motivos para se ser feminista.” A inauguração decorreu no dia 8 e contou com a presença do Diretor do Agrupamento e da Coordenadora de Educação para a Cidadania. A exposição estará patente ao público ao longo de todo o mês de março.

 

Convidámo-lo a percorrer os corredores da nossa Exposição Virtual e apreciar os trabalhos dos nossos alunos, no link que se encontra abaixo! 

https://www.emaze.com/@ALRIQFTQO/dia-internacional-da-mulher

Obrigada a todos!!!

Elisabete Batista