Nascimento de Luís de Camões

Comemoração dos 500 anos

Aproveitando a Semana de Leitura, o Dia Mundial da Poesia e a Feira do Livro da BE de Vila Caiz, as professoras de Português, Márcia Magalhães e Célia Pinheiro, prestaram uma singela, mas justa homenagem ao ilustre poeta português, considerado o príncipe dos poetas – Luís Vaz de Camões – nascido, provavelmente, a 23 de janeiro de1524.

A essa comemoração juntou-se a professora de EV, Joana Gomes, que produziu e orientou os alunos na elaboração dos cartazes; a professora Filipa Vieira, as professoras Alice Lima, Maria Soares e Cândida Pereira que auxiliaram na construção de materiais e na decoração do espaço e contaram, ainda, com a imprescindível e empenhada colaboração dos alunos do 8.ºE e do 9.ºE/Associação de Estudantes, que, com “engenho e arte” tornaram possível a homenagem.

Claro que o Poeta não poderia faltar à comemoração. Assim, o aluno João Magalhães, do 9.ºE, assumiu o papel de Camões e as alunas Lara Barbosa e Leonor Magalhães desempenharam o papel de entrevistadoras camonianas, com um guarda-roupa gentilmente cedido pela companhia de teatro Filandorra.

Ao longo de dez minutos, os alunos do 3.º e 4.º anos da EB Acácio Lino, em primeiro, e depois os restantes alunos da EB de Vila Caiz, assistiram à representação da entrevista, no fim, fizeram perguntas e responderam a um questionário, seguido de um jogo, conduzido pelas entrevistadoras “camonianas”.

As docentes agradecem a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para que o célebre nome do Poeta não caísse no “vaso do esquecimento”.

As professoras: Célia Pinheiro e Márcia Magalhães