Orquestra do Norte

Escola Amadeo de Souza_Cardoso – 23/01/2024

No passado dia 23 de janeiro, a Orquestra do Norte atuou na Escola Amadeo de Souza_Cardoso, com dois Concertos Pedagógicos, com o tema Pedro e o Lobo (Serguei Prokofiev). Às 10,00 horas para o 1º e 2º ciclos e às11.00h para o 3ºciclo. No dia 24 este concerto Pedagógico foi apresentado na escola de Vila Caiz.

Sedeada na cidade de Amarante, com cerca de 30 elementos, a Orquestra do Norte integra profissionais de reconhecido mérito e tem, habitualmente, a colaboração de prestigiados maestros, solistas e coros nacionais e estrangeiros.

Pedro e o Lobo (Serguei Prokofiev)

Pedro e o Lobo é uma história infantil contada através da música. Foi composta em apenas 4 dias por Sergei Prokofiev, no ano de 1936, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos instrumentos.
A história relata o modo como Pedro engana o lobo e salva os seus amigos Pato, Pássaro e Gato. Cada personagem (Pedro, o Lobo, o Avô, o Passarinho, o Pato, o Gato e os Caçadores) é representada por um instrumento.
Assim, Pedro é representado pelas cordas, o Pássaro pela flauta; o clarinete dá voz ao Pato, o fagote ao Avô, e o malvado Lobo é interpretado pelas trompas.