Dia da Escrita à Mão

O Dia da Escrita à Mão é comemorado no dia 23 de janeiro e com esta efeméride pretende celebrar-se a magia da palavra escrita, uma invenção com 3500 anos. Com a utilização generalizada das novas tecnologias, a escrita à mão tem vindo a ser delegada para segundo lugar.

Com o Dia da Escrita à Mão, pretende-se reavivar uma arte que, durante séculos foi utilizada para transmitir ideias, escrever obras imortais, assinar acordos internacionais, declarar amores intensos, identificar a autenticidade de documentos…

A escrita manuscrita compõe-se a partir de um conjunto de características individuais, onde o resultado se reveste de autenticidade. Facilmente reconhecemos a caligrafia de alguém que nos é próximo e, de alguma forma, parece existir uma maior proximidade na palavra escrita, quando esta é feita à mão.

Há estudos que comprovam que esta forma de escrita não é apenas uma atividade motora, mas que ativa a mente, pois desenvolve o raciocínio, aumenta a atenção e a concentração e promove habilidades de planeamento e de produção textual.

Para comemorar este dia, as turmas B e C do 5ºano realizaram uma pequena atividade livre e criativa onde os alunos optaram pela escrita de pequenas receitas, letras de canções, nome manuscrito ou mesmo letras capitulares (letra grande e decorada).