A Arte e a habilidade de um vidreiro

A Educação Ambiental torna-se cada vez mais importante à medida que compreendemos a ligação entre os problemas do ambiente, os comportamentos e o estilo de vida dos cidadãos. Por conseguinte, construir cidadãos que desempenhem uma cidadania ativa e responsável deverá constituir uma prioridade da nossa sociedade.

Assim, e inserido no programa Eco Escolas, que tem como finalidade motivar as crianças, os jovens, os familiares, bem como a comunidade escolar a adotarem práticas mais sustentáveis, contamos mais uma vez, este ano letivo, com a presença do Sr. Paulo Pinto, vidreiro, de profissão, no nosso agrupamento.

Os alunos tiveram a oportunidade de verem, in loco, a confeção de uma grande diversidade de peças para decoração, utilizando materiais reciclados (lâmpadas florescentes).
Com uma habilidade e agilidade ímpares, moldava pedaços de vidro que, aos poucos, tomavam forma: cisnes, jarras…

Foi deveras gratificante observarem o envolvimento do homem e de sua técnica, por meio da luta entre o fogo e a superfície dura do vidro, que produz uma luminosidade intensa, mas também de surpreender quem estiver por perto.