Dia Mundial da Alimentação na nossa escola
No dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação e, também nós, na escola realizámos várias atividades ao longo da semana.
Na biblioteca assistimos à projeção da velha história “O caldo de pedra”, apresentada pela professora Cândida, seguindo-se uma breve dramatização feita por alguns alunos da turma. Aprendemos que devemos ser honestos, que devemos partilhar/dividir, mas também que o caldo/sopa é um dos pratos mais saudáveis, uma vez que é confecionado com diversos legumes, ricos em muitos nutrientes, tais como, vitaminas, ferro, entre outros. Esta foi uma atividade lúdica e pedagógica que ficará na nossa memória.
Na sexta, 14 de outubro, continuámos a falar de bons hábitos alimentares. No polivalente da escola, estava montado um cenário representativo de uma cozinha de antigamente, com o forno a lenha e uma lareira com potes de três pés. Relembrámos as etapas do ciclo do pão, desde a sementeira até ao fabrico do pão. A padeira foi a dona Fatinha que começou por referir os ingredientes: farinha de trigo, água, fermento e sal, que amassou muito bem com as próprias mãos até fazer uma bola. Desenhou uma cruz no seu centro, antes de levedar. Aguardámos algum tempo (cerca de noventa minutos) para que crescesse e assim estivesse pronta para ir cozer no forno. Um agradável cheirinho a pão quentinho invadiu os corredores da nossa escola. À tarde, por volta das catorze horas, juntámo-nos novamente para vermos e saborearmos o nosso pão. Barrámos grossas fatias com doce caseiro. Estava delicioso!!
Adorámos as atividades desenvolvidas no âmbito das comemorações deste dia.
Texto coletivo Turma 4V
EB Amadeo de Souza-Cardoso