6 de junho

A Problemática do Sono na Adolescência

A Problemática do Sono na adolescência é um assunto bastante pertinente nos dias de hoje, em contexto escolar.

A Equipa Pedagógica de professores do 8.º ano de escolaridade, elaborou o DAC “A Problemática do Sono na Adolescência”, partindo de um aspeto que se pretendia melhorar nos alunos, que é a sua capacidade de fazerem apresentações perante um público.  Numa primeira fase, foram elaborados questionários aos alunos dos vários anos de escolaridade, com questões relacionadas com o sono, para que futuramente os dados recolhidos fossem analisados pelos alunos do 8ºano de escolaridade na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Posteriormente, a apresentação da análise dos resultados dos inquéritos, foi feita a todas as turmas, desde o 5.º até ao 9.º ano de escolaridade, de diferentes formas: o 8ºA fez a sua  apresentação em PowerPoint, no dia 14 de junho no Auditório da Escola ás turmas dos 5ºs anos, acompanhada de momentos musicais apresentados pelos mesmos, nomeadamente ao piano e ukelele, em que uma das músicas focava também a questão da saúde mental (tema que também foi abordado na sua apresentação por esta turma).

Já o 8.º D fez uma representação teatral a todas as turmas do 9.º ano, no Auditório da escola no dia 6 de junho e, por sua vez, as turmas 8.º B e C fizeram apresentações às   turmas, em sala de aula, em formatos de vídeo e PowerPoint.

O mesmo projeto também foi desenvolvido na EB 2,3 de Vila Caiz, pela turma E do 8ºano, onde apresentou na Biblioteca da Escola, a todas as turmas, uma representação teatral em marionetes sobre a problemática do sono na adolescência, no dia 15 de junho coincidindo com o plano de atividades de final de ano letivo.

De uma forma geral, os objetivos foram inteiramente atingidos!

Esta atividade foi desenvolvida em Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com   Educação Visual, TIC, Português, Ciências Naturais, Inglês e com o PES (Programa para a Educação e Saúde).

A problemática do sono é um tema muito pertinente pois, como sabemos, se não houver uma boa noite de sono, não conseguimos estar atentos e concentrados nas aulas e isso afeta negativamente o nosso rendimento escolar.

É importante dormir bem para a nossa saúde, para o nosso rendimento escolar e para o nosso equilíbrio emocional!