DIA MUNDIAL DO AMBIENTE / DIA MUNDIAL DOS OCEANO

A escola é um lugar privilegiado de incentivo a mudanças de comportamento, capazes gerar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental e, dessa forma, contribuir para uma sociedade justa para as gerações presentes e futuras. A área/disciplina de Cidadania e Desenvolvimento promove competências como o pensamento crítico, a reflexão sobre cenários futuros e a tomadas de decisões de forma colaborativa. Trata-se de abordar questões como as alterações climáticas, os fenómenos meteorológicos extremos, a água, a biodiversidade, os resíduos, entre outras temáticas. A comemoração do Dia Mundial do Ambiente e do Dia Mundial dos Oceanos são mais uma oportunidade para os alunos se envolverem e se tornarem atores responsáveis que resolvem desafios e que contribuem para a criação de um mundo mais sustentável.

O DIA MUNDIAL DO AMBIENTE foi assinalado com uma exposição que pretendia sensibilizar a comunidade escolar transeunte para os piores impactos da mudança climática. Com os trabalhos produzidos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, pelos alunos de 6º e 9º anos, no âmbito do domínio do Desenvolvimento Sustentável, em articulação com outras disciplinas, foi edificada uma exposição que alerta para a necessidade de acelerar o ritmo de restauração de ecossistemas degradados e destruídos para combater a crise climática, travar o processo galopante de extinção de espécies e consequente perda de biodiversidade, aumentar a segurança alimentar, o abastecimento de água e a subsistência das populações. No sentido de manter o contacto com a natureza, além de embelezar a frente da escola, os alunos de 9º ano criaram jardins verticais com paletes oferecidas pela escola e destinadas ao cultivo de espécies xerófilas. Para tal, os jovens foram convidados a trazer um cato e/ou suculenta e a adornar uma palete. A pintura ficou a cargo das disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e do Clube Eco escolas. Uma iniciativa que contou, ainda, com a colaboração do Clube europeu.

O DIA MUNDIAL DOS OCEANOS foi distinguido como forma de sensibilizar para a preservação da vida marinha e dos oceanos, uma vez que a temática é da maior relevância para as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de Geografia de 9º ano. Com os trabalhos elaborados pelos alunos foi realizada uma exposição intitulada “Oceanos de lixo”, reforçando-se a consciência ambiental, estimulando a criatividade e a participação ativa de todos para a preservação do ambiente, da biodiversidade e dos oceanos.

Convidamo-lo a percorrer os corredores da nossa exposição virtual e observar algumas das boas práticas que, no Agrupamento, se vão realizando em prol da sustentabilidade do Planeta!

Elisabete Batista

Powered by emaze