1.º Ano

TEATRO DE FANTOCHES – Ovelhinha Negra

Sendo os “Fantoches” um brinquedo que entretém e, ao mesmo tempo, muito benéfico para o desenvolvimento das crianças, esta atividade que temos promovido tem como finalidade a de educar em valores fundamentais, tais como a tolerância, a empatia, a generosidade, a bondade, a honestidade, a paz… A maioria dos contos tradicionais contemplam estes valores e promovem-nos, pelo que se tornam uma fonte de aprendizagem muito útil para o futuro.

Procuramos também promover outros benefícios relacionados com a aprendizagem das crianças, que, sem se darem conta, ampliam o seu vocabulário, estimulam a compreensão das situações que os rodeiam, trabalham a lógica e desenvolvem a memória.

Assim sendo, são apresentados, a partir da história do PNC, “A Ovelhinha Preta” por alunos de três Escolas do Agrupamento Amadeo de Souza_Cardoso, duas atividades distintas:

· Contar a história, onde aprendem a manusear os fantoches, bem como as regras na sua utilização;

. Já os alunos da pré, de Santa Comba, bem como os alunos do 1.º ano da EB de Amadeo de Souza_Cardoso, de forma simples, referem aquilo que mais os marcou, no que concerne à história, e a mensagem que assimilaram a nível de “valores” para a sua vida.