Semana Europeia do Desporto
O Agrupamento em Movimento

Foi verdadeiramente uma semana diferente no Agrupamento Amadeo de Souza-Cardoso.

A Comunidade Escolar aderiu em massa ao desafio do Grupo de Educação Física em participar na “Semana Europeia do Desporto” que teve início no dia 23 de setembro e que culminou com a comemoração do “Dia Europeu do Desporto na Escola”, no dia 30 de setembro.

Foram várias as entidades que colaboraram nesta iniciativa, nomeadamente, as associações de pais APEBASC e a APEB de Vila Caiz, o Mestre de Karaté João Garcês, a Boxtraining de Amarante, os Ginásios de Amarante Ative e Next Level e o Ginásio de Paredes BitFit.

A Câmara Municipal de Amarante também foi nossa parceira na oferta de prémios por cada hora de muitas pedaladas !!!

Os nossos parceiros criaram diversão e prazer através de atividades físicas variadas para alunos, professores e funcionários. Pudemos aprender Karaté com um treinador de nível Olímpico, praticar jogos de forma lúdica com muitos exercícios variados dinamizados pela Boxtraining de Amarante, saltar de forma coordenada numa aula de Jump com o Ginásio Next Level e, por fim, os alunos em estações de tarefas bem animadas e em trabalho de grupo orientados pelos professores do Ginásio Ative puderam perceber que treinar condição física pode ser realmente divertido. O Zumba também não poderia faltar e foi uma atividade que teve grande adesão por parte dos adolescentes e pequenitos.

Os docentes de Educação Física prepararam uma coreografia de dança e exercício para todas as turmas do 2º e 3º ciclos promovendo uma Mega-aula de Educação Física onde ninguém ficou indiferente e num ambiente divertido e ao ar livre promoveram respeito, empatia e amizade entre todos com o exercício como foco.

Os pais e alunos dos jardins de Infância e primeiro ciclo deram um excelente exemplo de famílias ativas enviando aos seus professores fotografias e vídeos das suas atividades físicas em conjunto e da promoção de hábitos de vida ativos e saudáveis. Além da variedade de desportos ficamos a conhecer os locais maravilhosos que temos ao dispor no nosso concelho e que podemos disfrutar, voltando o nosso objetivo mais para o desporto ao ar livre e menos para os jogos de computadores.

Foi muito gratificante ver a adesão e entusiasmo da Comunidade Escolar nesta iniciativa e ver que, desde o pré-escolar até ao 3º ciclo, cada turma contribuiu para que a sua ESCOLA fosse ATIVA (#BeActive).

O Grupo de Educação Física orgulha-se deste Agrupamento em Movimento!!! Bem haja a todos!