Home » Informações » Clubes e Projetos » Clube da Floresta

inovar_alunos - Cópia

______________________

Comissão Paritária

Despacho

Membros Mesa de Voto

Ata Comissão Paritária

______________________

cc388ce8c568a97f39423522d46d1273

Clube da Floresta

 Logo_Prosepe  Logotipo_Clube  logo_ecoescolas

CLUBE DA FLORESTA                             

 

Objetivos

O clube da floresta "Os Gnomos" encontra – se inserido no PROSEPE (Projecto de Sensibilização e Educação da População Escolar) tem como objetivo geral a promoção de  atividades relacionadas com a sensibilização e educação da população em idade escolar para a preservação da floresta, através do conhecimento da sua importância socioeconómica, cultural  e ambiental, bem como do desenvolvimento  dos comportamentos e das atitudes mais apropriadas para a conservação da floresta e do meio no qual está inserida.Lutam pela  defesa da floresta contra incêndios. Os alunos do Clube da Floresta, empenhados no compromisso de defender o património ambiental, pretendeu,com as suas iniciativas, desenvolver um sentimento de responsabilidade na comunidade educativa e uma mudança de atitudes e comportamentos a nível ambiental.

 

CLUBE DA FLORESTA / ECO-ESCOLAS

O Clube da Floresta/ Eco-Escolas, pretende desenvolver um sentimento de responsabilidade na comunidade educativa e uma mudança de atitude e comportamentos a nível ambiental.

Este ano, com a adesão ao programa Eco-Escolas, estamos a abordar a água, resíduos, energia, como tema do ano os espaços exteriores e como tema complementar a biodiversidade. Neste contexto, os alunos inscritos no clube têm visitado com frequência o pomar da escola à procura da biodiversidade ali existente, nomeadamente insetos, pois foram confrontados com a questão: que outros seres vivos (animais) existem na escola para além de alunos, professores e funcionários? Então apetrechados com lupas, telemóveis para tirar fotografias e muita curiosidade os alunos procuram a resposta. Na sala de aula estamos a fazer a nossa horta, e em muito pouco tempo já temos feijoeiros e cebolo. Arquitetamos o habitat do bicho-da-seda numa caixa e já temos quatro casulos, construímos ninhos para colocar nas árvores da nossa escola e no “Eco da Natureza”, que é o nosso jornal de parede já temos notícias sobre a vida do nosso planeta. Para além destas atividades, estamos a recolher tampas e garrafas de plástico para fins solidários, na sala de professores, recolhemos medicamentos fora de validade e entregamos nas farmácias e estamos a participar na campanha de recolha de pilhas: “pilhão vai à escola”. A”brigada ecológica” já anda pela escola à procura de situações anómalas, tendo em conta o eco-código. Laboramos há cerca de um mês e já começamos a colher frutos do nosso trabalho, como podemos ver nas fotografias. VER FOTOS

————————————————-

20170309_135349Clube da Floresta/ Eco-Escolas

O Clube da Floresta/ Eco-Escolas aderiu com entusiasmo ao Projeto Rios em parceria com a C.M. de Amarante. No dia 9 de março fomos conhecer o sítio previamente escolhido, tendo como um dos critérios a proximidade da escola (deslocamo-nos a pé). Trata-se de um riacho afluente do Tâmega com um caudal de água interessante, nesta altura. Após a preparação da saída de campo, fizemos no local a avaliação inicial do troço do ribeiro, a primeira intervenção de cuidado/ monitorização/ adoção desse mesmo troço e a recolha de material biológico para processamento em laboratório. Aprendemos e divertimo-nos muito. Ver vídeo. Ver fotos.

 

20170323_141906

O clube da Floresta/ Eco-Escolas, depois da ida ao rio, investigou o material recolhido. Foi super interessante. Ver fotos/Ver video.