Home » Informações » Clubes e Projetos » Clube da Europa

inovar_alunos - Cópia

______________________

Comissão Paritária

Despacho

Membros Mesa de Voto

Ata Comissão Paritária

______________________

cc388ce8c568a97f39423522d46d1273

Clube da Europa

blogue

Clube da Europa

O Clube da Europa, está inscrito na Rede Nacional de Clubes Europeus do GAERI (Gabinete de Assuntos Europeus e Relações Internacionais) desenvolve projetos de parceria, através da plataforma Etwinning, com alunos de escolas europeias e várias atividades direcionadas para questões sobre a União Europeia, nomeadamente, a comemoração do “Dia da Europa” e do tema do Ano Europeu, sendo 2015 – Ano Europeu para o Desenvolvimento. Participa em concursos promovidos por entidades europeias ou outras; promove a pesquisa, elaboração de trabalhos multimédia sobre várias temáticas atuais, que são divulgados através do blogue do clube; a realização de jogos didáticos e participa em algumas atividades como a Feira de Outono, onde vende produtos típicos de alguns países europeus entre outras.

No Clube da Europa realizam-se diversas atividades com o intuito de levar os alunos a:

  • Conhecer e valorizar os países intervenientes na parceria e outros espaços europeus (nos aspetos geográficos, históricos, culturais, económicos, entre outros).
  • Localizar e conhecer características dos países da Europa.
  • Analisar e entender a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.
  • Promover valores fundamentais como cidadania e solidariedade numa Europa sem fronteiras.
  • Desenvolver hábitos de trabalho colaborativo.
  • Promover a socialização, fazer novos amigos.
  • Consciencializar os alunos para a diversidade cultural europeia.
  • Contribuir para a criação do sentido de responsabilidade dos alunos – jovens cidadãos europeus – designadamente no que respeita à paz, aos direitos do Homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural.
  • Contribuir para uma tomada de consciência relativamente à interdependência europeia e mundial, e à necessidade de cooperação.

Participar neste projeto é muito enriquecedor e compensador, aprende-se muito, para além das relações de amizade e cumplicidade que se estabelecem entre os elementos do grupo.

Inscreve-te no clube da Europa para tomares consciência de que somos cidadãos europeus, com os mesmos direitos e deveres que os cidadãos dos outros países da União Europeia, pois, cada vez mais, somos chamados a dar a nossa opinião e a contribuir para as decisões tomadas.

Visita e comenta as publicações das atividades do Clube da Europa no blogue: http://viagempelaeuropavirtual.blogspot.pt/