Home » Informações » Clubes e Projetos » Atividades do PAA

inovar_alunos - Cópia

______________________

Comissão Paritária

Despacho

Membros Mesa de Voto

Ata Comissão Paritária

______________________

cc388ce8c568a97f39423522d46d1273

Atividades do PAA

Ano letivo 2017/2018

12 DE OCTUBRE – DÍA DE LA HISPANDAD 

        À semelhança dos anos anteriores, o Agrupamento Amadeo de Souza Cardoso deixou pasar em branco este dia. Assim, no passado dia 12 de outubro, a professora do Grupo Disciplinar de Espanhol promoveu algumas atividades com vista a celebrar o Día de la Hispanidad ou Día Nacional de España. Foi em 12 de Outubro de 1492 que Cristóvão Colombo, à frente de uma armada espanhola, descobriu a ilha de Guanahani (Bahamas), convencido de que tivesse chegado à Índia. Na verdade, descobrira um novo continente, posteriormente chamado América, em referência ao navegador italiano Américo Vespucio. A descoberta da América foi muito importante para a Espanha, pois possibilitou a expansão da língua e da cultura espanhola nas novas terras. Em Madrid, a celebração do Dia da Hispanidade costuma ocorrer na Praça de Colón, em que o Rei, juntamente com a Família Real espanhola e os representantes            do        poder   de             estado, assistem ao desfile militar. Com a intenção de aproximar a comunidade escolar à cultura hispânica, várias turmas de Espanhol foram a algumas salas de aulas e à sala dos professores para fazer umas perguntas sobre a língua e cultura espanhola. Como prémio para cada resposta certa, foi oferecido um caramelo e uma bandeirinha elaborada pelos alunos CEF. Neste dia, não podia faltar a ementa tipicamente espanhola, a saber, uma “Tortilla de Patatas”.  A refeição foi sem dúvida um sucesso e pode-se dizer que: “ ¡La comida estaba muy exquisita!” (em português: A comida estava MARAVILHOSA!).

 

 

 

Eco-Código 16-17Clube Eco-Escolas / Eco-Código

Chegados ao fim de mais um ano letivo, encerramos as atividades com a divulgação do nosso Eco-Código, elaborado com a ajuda do professor Moreno na disciplina de O.C. Artes – turma do 6.ºC. Pareceu-nos muito interessante, e talvez óbvio, inspirar-nos numa das obras mais conhecidas de Amadeo de Souza-Cardoso – O Salto do Coelho, 1911. Este, será exposto num local bem visível e conterá o código de conduta que aglutinará os ideais que nos propomos concretizar, isto é, desenvolver um sentimento de responsabilidade para uma maior sustentabilidade ambiental e uma melhor cidadania. Agradecemos a colaboração de todos os que nos ajudaram a materializar as atividades desenvolvidas, das quais destacamos, a visita de estudo à Resinorte, o Projeto Rios, construção da horta/ pomar, recolhas de resíduos para reciclagem, com fins solidários ou ecológicos. O Clube deseja a todos umas boas férias.

 

 

Livro Digital – Escola Básica de Freixo de Cima

beatriz_1Beatriz Sousa, do 3.º ano, da EB de Sta Comba participou no Campeonato Nacional Drive Challenge que decorreu no Montado Hotel & Golf Resort, nos dias 26 e 27 de junho.

Ao longo da época de 2016/2017 o Projeto de Desenvolvimento Juvenil (PDJ) da Federação Portuguesa de Golfe, mais conhecido pela designação popular de Projeto Drive, realizou várias etapas competitivas que envolveram 10.442 alunos de 249 escolas do 1.º Ciclo a nível municipais.beatriz Foram depois apurados 277 alunos para os torneios regionais, antes de chegar à final nacional, disputada por um total de 53 alunos. Esta iniciativa já vai na segunda edição do Campeonato Nacional Drive Challenge, uma iniciativa inédita criada pela FPG no ano letivo de 2015/2016, que visou levar competição de golfe aos alunos dos 3.º e 4.ºanos de escolas do 1.º Ciclo e que o nosso Agrupamento aderiu desde o primeiro momento. Além deste circuito Drive Challenge, os alunos e encarregados de educação puderam, em estilo dos “Open Day”, com a colaboração dos profissionais de golfe do beatriz_2Campo de Amarante, experimentar e praticar gratuitamente a modalidade, ajudando a criar um ambiente familiar de golfe entre alunos e pais. Os circuitos Drive Challenge envolveram 41 municípios do continente e ainda as duas regiões autónomas dos Açores e Madeira, nas ilhas de São Miguel, Terceira e Madeira. A aluna, Beatriz Sousa, da EB de Sta Comba, representou a comitiva da Zona Norte, que seguiu para Palmela, representada por 8 alunos. Foi uma Belíssima participação! Muitos Parabéns!

________________________________________

IMG_20170618_154842Sem abrigo do Porto

Foi entregue, no passado dia 18 de junho, a roupa interior masculina que conseguimos juntar,através dos donativos dos alunos, professores, funcionários pais e encarregados de educação,para os sem abrigo do Porto que são apoiados pelo agrupamento de escolas de Alfena e Missionários da Consolata. Meias:254; Cuecas: 53. Receberam estes donativos,o prof. Afonso Ferraz,em representação da disciplina de EMRC e a  aluna Marta Torres,em representação de todos os alunos, professores,funcionários, pais e encarregados de educação que apoiam os sem abrigo do Porto. Parabéns a todos pela generosidade e empenho, provando-se que, com um pouco de criatividade e generosidade tudo se consegue. Iniciativa do 7E – EB de Vila Caiz

__________________________

Concurso de soletração “Brincar com letras – Spelling Bee”

Spelling Bee Vila CaizSpelling Bee AmadeoNo passado dia 16 de junho de 2017, o Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso realizou mais um concurso de soletração ”Brincar com letras – Spelling Bee”, nas Escolas Básicas Amadeo de Souza-Cardoso e Vila Caiz. Na Escola Amadeo de Souza- Cardoso, sagraram-se vencedores os seguintes alunos: 5.º ano – Português e Inglês (Miguela Sampaio); 6.º ano – Português (Ana Margarida Teixeira); 6.º ano – Inglês (Sérgio Coelho); 7.º e 8.º ano – Português e Inglês (Maria Elisabete Costa). Na Escola Básica de Vila Caiz, os alunos: 5.º ano – Português e Inglês (Maria Clara Soares); 6.º ano – Português (Mariana Mendes); 6.º ano – Inglês (Miguel Samorinha); 7.º ano – Português e Inglês (Diana Ferreira); 8.º ano – Inglês (João Henrique Fonseca); 9.º ano – Inglês (Hermínia Santos).

__________________________________

19059996_10155474919709345_1145533695338384482_n19113626_10155474918584345_3957816822155926150_nNo passado dia 14 de junho , os alunos do 7.º E e 7.ºF, na companhia de todos os alunos da EB de Vila Caiz, plantaram uma oliveira, símbolo da paz, na companhia de todos os alunos da escola. Esta iniciativa é o culminar de um conjunto de aulas e trabalhos sobre as grandes religiões do mundo, no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Estamos certo que a paz, que começa no coração de cada um, é responsabilidade de todos e este gesto simbólico pretende realçar isso mesmo. Parabéns aos alunos, por mais uma iniciativa cheia de valor!

 

Sarau Cultural

Foto VCFoto AmadeoO Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso realizou mais uma vez um Sarau Cultural que decorreu no dia 9 de junho de 2017, pelas 21h30, nas Escolas Básicas Amadeo de Souza-Cardoso e Vila Caiz. Este espetáculo em que participou toda a comunidade incluindo pais e encarregados de educação, contou com diversas atividades como declamação de poemas, dramatizações, canções, danças e coreografias diversas.

_________________________

 

18882253_1444220152267500_509891328082841330_nNo passado dia 2 de junho, 24 alunos do 5.º ano ao 9.º ano, representaram o Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, no Encontro Nacional das Escolas Solidárias, no Teatro Camões, em Lisboa, na sequência da nossa primeira qualificação, neste projeto da Fundação EDP. Neste evento, que contou com a presença de mais de 800 alunos oriundos de todo o pais ( ilhas incluídas, pela primeira vez), os  nossos alunos puderam conhecer os projetos solidários de outras escolas/Agrupamentos, assim como perspectivar novos sonhos e metas para o futuro.  Estiveram presentes o Sr. Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues, outros elementos governo e da Fundação EDP assim como a atriz Eunice Muñoz (embaixadora mãe do projeto Escolas solidárias); os atores Pedro Lima, Cláudia Semedo e a cantora/compositora Ana Stilwell que, para além de terem entregue os prémios às Escolas distinguidas, dirigiram a todos palavras de encorajamento e de gratidão por tantos (e bons!) projetos solidários. A atriz e apresentadora Catarina Furtado e o cantor André Sardet, na impossibilidade de estarem fisicamente presentes, deixaram mensagens de carinho e encorajamento para todos. 18835695_10155429200519345_4577437144686557739_n_1O Espetáculo/entrega de prémios contou com a apresentação da jornalista Fernanda Freitas e da Jornalista e coordenadora do Projetos Escolas Solidárias da Fundação EDP, Margarida Pinto Correia e o cantor Easy B abrilhantou, ainda mais, esta tarde magnífica. Os alunos deste agrupamento estão de parabéns pela forma como tão bem representaram este Agrupamento, tendo alguns, participado na reportagem da SIC, sobre este mega evento.  Por último, mas não menos importante, não podemos deixar de deixar um enorme agradecimento: – à prof. Cândida Pereiraque nos acompanhou; –  à Junta de Freguesia de Vila Caiz e ao Grupo Desportivo e Cultural de Vila Caiz pelo apoio e cedência de transporte; – ao Sr. Alberto, que tão bem nos conduziu; – à Associação de Pais da EB de Vila Caiz, pelo suporte das despesas de combustível e portagens; – Aos pais que confiaram em nós e nos apoiam sempre, em todas as atividades do clube solidário. Um bem-haja a todos os que, de coração, dão um pouco de si e, assim, ajudam a construir um mundo mais justo e fraterno. FOTOS

Há ir e voltar

19030753_1358906077539765_846878675393668743_nNo Natal de 2016, no âmbito da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) e do Clube Solidário, os alunos "arregaçaram as mangas! e muito fizeram para reunir um generoso contributo para a construção da Escola de Mathare, no Quénia, projeto da Amarantina Diana Vasconcelos. Hoje partilhamos a feliz noticia de que  a escola está pronta  e a funcionar. Ficam aqui as palavras deste feliz anúncio! "Hoje, uma pequenina parte do mundo ficou um bocadinho melhor. Essa parte do mundo é desconhecida para a maior parte das pessoas, para outras é só mais um bairro de lata. Para nós é um sítio carregado de emoções traiçoeiras e para os que lá moram é uma casa. É uma escola. 19146256_1358906147539758_3493551000771319304_nHoje, essa pequenina parte do mundo ganhou outro significado para 78 meninas que em breve serão mulheres. Há cerca de um ano começamos a construir um sonho, 78 sonhos que se tornaram realidade. Aqui está a nova escola, com a ajuda de tantos amigos de Portugal. Muitas coisas a melhorar, sempre, mas o objetivo principal foi atingido. Paredes, chão e teto decentes – os mínimos dos mínimos de qualquer escola. Daqui para a frente é continuar a trabalhar, trabalhar mais, para que possamos tornar mais sonhos realidade. Obrigada a todos, TODOS – nada disto seria possível sem vocês desse lado. E apesar de estarmos em falha com muitos padrinhos, muitas mensagens por responder, agradecemos por continuarem desse lado e pedimos que percebam que não é fácil conciliar trabalho + projetos no Quénia + vidas pessoais. Vamos (tentar) ser melhores porque estas fotografias são a prova de que vale a pena. Hoje, na favela de Mathare, começa uma nova história na vida de 78 meninas, raparigas, mulheres. Pudéssemos nós, um dia, eliminar a palavra favela ou a expressão "bairro de lata" e seriamos desmesuradamente felizes. Até lá, somos "só" felizes."

________________________________________

Jardim de Infância de Estrada

Nós temos uns meninos e meninas que se correspondem connosco, na Madeira. Por altura do Dia Mundial da Criança fomos à Quinta de Sto Inácio, e transformámos a nossa visita numa carta para eles, que já lhes enviámos. Depois fizemos um filme que queremos partilhar com os outros meninos, meninas e adultos do nosso Agrupamento. Esperamos que gostem!  VIDEO

Dia Mundial da Criança

tA APEBASC – Associação de Pais – preparou para a manhã do Dia Mundial da Criança uma série de atividades lúdicas, destinadas aos alunos da Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso. Os divertimentos foram muitos e atrativos para os alunos, nomeadamente: insufláveis, zumba, patinagem, magia, pinturas faciais, muita música e animação. Realizou-se ainda uma ColorFest que fez a alegria de miúdos e graúdos! A Associação de Pais distribuiu águas e pipocas a todos os alunos, colaborou ainda a com a Associação de Estudantes, oferecendo taças aos vencedores do Torneio de Futsal. Um dos pontos altos foi a inauguração do palco que a Associação ofereceu à Escola, este que será, certamente, uma mais-valia para a Comunidade Educativa. O trabalho em equipa foi fundamental para proporcionar a todos os alunos um dia inesquecível e, embora fosse a Associação de Pais a promotora da iniciativa, estiveram também envolvidos e muito empenhados: os colaboradores da Associação, voluntários, a Associação de Estudantes, os Funcionários e Professores da Escola, a Direção do Agrupamento e o CLDS 3G Teia+. Sem esse trabalho colaborativo, nada disto seria possível, pelo que a APEBASC agradece o empenho de todos. Assim, vale a pena o esforço, por todas as gargalhadas, sorrisos e palmas que marcaram o dia. Este dia ficará, certamente, na nossa memória.  FOTOS

O DIA MUNDIAL DA CRIANÇA foi diferente e divertido na Escola de Troxaínho. 

Foi um dia cheio de alegria: fizemos brincadeiras, jogos de futebol, pinturas…

e até tivemos um insuflável no recreio da nossa escola que animou ainda mais a tarde… 

VIDEO

Dia da criança 

É todo e qualquer dia

Mas este foi especial

Muita brincadeira e alegria 

Foi mesmo bestial!

____________________________________________________

No âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, e em articulação com a disciplina de História, os alunos do 7.º E e 7.ºF , elaboraram trabalhos sobre as grandes religiões do mundo. Estes trabalhos estão expostos um pouco por toda a escola de Vila Caiz e pretendem dar a conhecer usos e costumes sobre o Judaísmo, Islamismo, Hinduísmo e Budismo. Para além destes trabalhos, dois grupos elaboraram, também, um" peddy papper" sobre o islamismo e um jogo de "Perguntas &respostas" sobre o Budismo. Houve também a possibilidade de provarem, assim como professores e funcionários, algumas iguarias gastronómicas como o "Chaí", uma infusão típica do Hinduísmo, o pão ázimo dos Judeus e uns doces típicos de países de maioria Islâmica. Conhecer as diferentes realidades deste mundo tão vasto dá-nos o poder de enfrentar a ignorância e o preconceito, com um verdadeiro espírito de respeito. Esta articulação pretendeu isso mesmo: dotar os alunos de capacidade de análise critica da realidade tendo por base o conhecimento,o respeito, a tolerância e a amizade. Mónica Barros.  FOTOS

_________________________________

Yoga na EB de Torreira

iNo passado dia 31 de maio, a turma 2A da EB de Torreira recebeu um mestre de yoga na escola. Durante uma aula, os alunos foram encaminhados para a “Floresta do yoga”, onde conheceram alguns animais muito especiais. Os alunos, conduzidos pelo mestre, participaram de forma entusiástica, usando, em pleno, a sua criatividade. Foram momentos patenteados por um misto de divertimento e desafio. Esta aula foi de facto significativa e procurou mostrar que o yoga pode ser uma estratégia usada para trabalhar comportamentos, atitudes e concentração. Brincar e imaginar foram verbos conjugados com alegria por este grupo de alunos. Sem dúvida uma experiência a repetir! VIDEO

image1Explorística – Aventuras na Estatística

VER ARTIGO                                                     

 Ver como marcar visitas aqui.

VIDEO de apresentação

 

DIA DO GEÓGRAFO

18870067_10211689122495496_1395676145_oA Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso e a EB de Vila Caiz comemorou o Dia do Geógrafo no dia 29 de maio de 2017. O grupo de Geografia fez questão de marcar esta data com uma homenagem à disciplina de Geografia, pelo seu importante papel na formação de jovens cultos, conscientes, participativos e interventivos no meio em que se inserem. Nesta comemoração dinamizaram-se pequenas atividades lúdicas em material manipulável para alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos. Na biblioteca estiveram disponíveis jogos e apresentações destinadas a todos os discentes que frequentaram este espaço. A toda a comunidade escolar envolvida nesta atividade os nossos mais sinceros agradecimentos! O grupo de Geografia. FOTOS

________________________________

PARLAMENTO DOS JOVENS

1Nos dias 22 e 23 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa, os alunos Bárbara Osório (9.ºA) e Evandra Almeida (8.ºD) representaram, como deputadas, o Distrito do Porto na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens – Básico. O tema em debate foi «Os 40 anos da Constituição Portuguesa – Tens uma palavra a dizer!». Além da nossa escola, estiveram também a representar o nosso distrito, o Colégio de Ermesinde, a Escola Secundária de Penafiel, a Academia de Música de Costa Cabral e o Agrupamento de Escolas de Rates. 3O aluno Nuno Mendes (9.ºA) também participou na referida atividade como jornalista, função onde revelou um excelente desempenho, destacando-se também a sua simpatia. Os trabalhos tiveram início no dia 22 de maio, pelas 14 horas, com a reunião das Comissões Parlamentares. A nossa escola esteve presente na 2.ª Comissão, onde foram apresentados os Projetos de Recomendação dos diferentes distritos. Depois da referida apresentação, passou-se ao debate na generalidade e à elaboração de um projeto comum para apresentar na sessão plenária do dia 23 de maio. Ainda houve tempo para selecionar um conjunto de questões a apresentar aos deputados dos diferentes partidos que têm representação na Assembleia da República e que iriam estar presentes na Sessão Plenária. Na sessão plenária do dia 23 de maio, as alunas Bárbara Osório e Evandra Almeida tiveram um papel interventivo e responsável no debate. Parabéns aos três!  A professora responsável: Elisabete Batista

______________________________

Horta Pedagógica –  Centro Escolar Luís Van Zeller

20170317_115443No âmbito da área de Estudo do Meio, Ensino Experimental das Ciências e Oferta Complementar, a turma do segundo ano, do Centro Escolar Luís Van Zeller, desenvolveu um projeto de Horta Pedagógica, num espaço próprio, do mesmo, e adequado à prática de plantação e cultura hortícola. Assim, iniciado em janeiro, a turma experimentou, observou, desenvolveu e vivenciou intensamente um conjunto de atividades, também partilhadas com os colegas da escola. Este,  a todos veio ajudar a compreender fenómenos e assimilar conceitos, sempre de uma forma prática e muito do seu agrado. De entre as várias aprendizagens vivenciadas, a turma acompanhou o ciclo de vida da ervilha, desde o manuseamento da semente, a sementeira na terra, até ao momento em que é consumida, à mesa no prato da sopa. Todas as áreas disciplinares foram integradas neste projeto, que a turma muito alegremente trabalhou e vivenciou. Agradecemos a colaboração das educadoras: Cláudia Batista e Susana Varejão. TEXTOS DOS ALUNOSFOTOS

_______________________________

Dia da Criança na EB da Torreira

20170601_131014Os alunos da EB da Torreira celebraram o Dia da Criança de uma forma muito especial, no RTA em Amarante. Ao seu dispor, tiveram várias atividades, como um insuflável, um palhaço que oferecia balões, pinturas faciais, futebol no campo do Dragon Force e ténis. O almoço foi servido na Casa do Rio , terminando com um gelado e dança à mistura. Foi um dia muito animado para os nossos alunos, o qual foi proporcionado pela Associação de Pais. VIDEO

______________________________________________

2.ª Edição  KIDSCROSSGAMES- AMADEO

IMG_20170527_093207

No dia 27 de maio, pelas 9H, no Campo do Clube de Vila Caiz, decorreu a 2.ª Edição dos KIDSCROSSGAMES- AMADEO, organizado pelo Agrupamento Amadeo Souza Cardozo. Esta atividade contou com a participação de mais de 100 alunos, com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos e foi inspirada no crosstraining. VER Noticia completa  VIDEO

 

 

thumbnail_image1

Circuito Drive Challenge        VER NOTICIA        VER FOTOS

 

 

___________________________________________

EB IGREJA DE VILA CAIZ- Projeto Educativo Curte Iogurte

No âmbito do Projeto Educativo Curte Iogurte, as turmas dos quatro anos de escolaridade da Escola Básica de Igreja Vila Caiz, apresentam o seu trabalho ao segundo desafio proposto: a criação de uma música apresentando os benefícios do iogurte, incluindo o Guigas  a mascote deste projeto, na letra da música. Ora, ouçam estes pequenos "grandes" artistas!  VIDEO

____________________________

20170525_132817Este conto resulta do trabalho de um conjunto de mãos dos alunos dos 7.º, 8.º anos que, nas aulas de Português e sob a orientação da professora da disciplina, fizeram rabiscos no papel, fabricaram ideias, mexeram com emoções, até descobrir como é bom escrever. 20170525_132825Este projeto colaborativo, intitulado Conto Vai e Vem, integrado no Plano Anual de Atividades, seguiu a seguinte metodologia: cada turma do 3.º ciclo redigiu uma parte do conto, lançando indícios e criando pontas soltas, que foram agarradas e transformadas criativamente pelos alunos, permitindo que o conto viajasse de mão em mão. A história foi agraciada com a participação de alguns Encarregados de Educação na construção da manta de retalhos.do A revisão textual e o arranjo ilustrativo foram levados a cabo pelas professoras do grupo disciplinar de Português, do 3.º Ciclo. Este projeto é a prova viva de que os alunos são capazes de criar, inovar e produzir momentos de vida! Este trabalho é um desses momentos… com personagens vivas, objetos que refletem história e de laços de afeto, espaços que parecem reais num tempo que pode ser só nosso. Esta é a magia da escrita… um ato de amor que oferecemos aos outros. Grupo de Português do 3.º Ciclo

 1GOLFE- DRIVE CHALLENGE MUNICIPAL24

ARTIGO COMPLETO FOTOS

20170515_154605No âmbito da Semana Interescolas, o Diretor do nosso agrupamento, alguns alunos e professores participaram na sessão de abertura, que se realizou no Largo do Campo da Feira. VER VIDEO

DIA da EUROPA

IMG_1725O dia 9 de maio, Dia da Europa, é anualmente celebrado pelo grupo de Geografia e pelo Clube da Europa através de atividades desenvolvidas com os alunos, como forma de assinalar o aniversário da “Declaração de Schuman”. Foi a 9 de maio de 1950 que Robert Schuman propôs, inspirado por Jean Monnet, a criação de uma comunidade europeia para gerir o carvão e o aço – CECA (matérias base do poderio militar e do desenvolvimento industrial). A esta primeira organização seguiu-se, em 1957, a criação da Comunidade Económica Europeia. Neste âmbito, é no presente ano que se celebram os 60 anos do Tratado de Roma, que abriu caminho para a consolidação da Paz, Unidade e Solidariedade na Europa. VER noticia completa VER FOTOS

 

Canguru Matemático 2017

aaaaaaaaaNo passado dia 31 de março, as EB 2,3 Amadeo de Souza-Cardoso, EB 2,3 de Vila Caiz e EB1 da Torreira, participaram, à semelhança de anos anteriores, no Canguru Matemático. O Canguru Matemático é promovido pela “Associação Canguru sem Fronteiras, associação de carácter internacional que reúne personalidades do mundo da matemática de 55 países e tem como objetivo promover a divulgação da matemática elementar por todos os meios ao seu alcance e, em particular, pela organização anual do Concurso Canguru Matemático sem Fronteiras, que tem lugar no mesmo dia em todos os países participantes. Com esta atividade, pretendeu-se estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática. Em Portugal a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática. Participaram 215 alunos e todos mostraram dedicação e entusiasmo na realização da prova e esperamos que no próximo ano letivo continuem a participar com o mesmo empenho. Uma palavra de agradecimento a todos os professores responsáveis e colaborantes nesta atividade. Após a classificação das provas e depois de introduzidos os resultados da escola numa plataforma própria do Canguru Matemático, os vencedores foram os seguintes: Categoria Mini-Escolar (2º ano) – Maria Costa Ribeiro do 2.ºA da EB1 da Torreira; Categoria Mini-Escolar (3.º ano) – Francisco Morais Teixeira do 3.ºA da EB1 da Torreira; Categoria Mini-Escolar (4.º ano) – Rodrigo da Silva do 4.ºA da EB1 da Torreira ;Categoria Escolar (5.º e 6.º ano) – Mariana Oliveira do 5ºB da EB 2,3Amadeo de Souza Cardoso – Sara Silva do 6ºF da EB 2,3 de Vila Caiz; Categoria Benjamim (7.º e 8.º ano) – João Pinheiro do 8.ºA da EB 2,3Amadeo de Souza Cardoso – Bruno Vieira do 7.ºE da EB 2,3 de Vila Caiz; Categoria Cadete (9.º ano) – Inês Mendes do 9.ºA da EB 2,3 Amadeo de Souza Cardoso – Telma Coelho do 9.ºG da EB 2,3 de Vila Caiz.

________________________________________

Missão Up – Unidos pelo Planeta
IMG_20170421_141549Mais um ano que a nossa escola está inscrita no projeto da Galp Energia. No âmbito desse Projeto, na sexta feira dia 21 de abril recebemos a visita do formador do Projeto Missão Up na nossa escola. Nessa sessão de formação, vimos Power Point e filmes debatendo assuntos sobre fontes de energia; energias renováveis e não renováveis; formas de aproveitar da melhor maneira a energia; a política dos três Rs… Aprendemos algumas dicas para mais eficiência energética, que tentaremos pôr em prática no nosso dia a dia, quer na escola quer em casa. Deixamos as sugestões:   
– Desliga as luzes quando não estão a ser utilizadas!; – Desliga sempre a televisão e o computador na tomada!; – Aproveita bem a luz solar, abrindo bem os estores sempre que está sol!; – Usa sempre que possível, lâmpada fluorescentes, gastam menos energia! – No verão, em vez de usar o ar condicionado quando está muito calor, abre as janelas para deixar o ar fresco entrar!; – No inverno, liga o aquecedor só depois de verificar se as janelas estão bem fechadas para o calor não sair! – Diz aos teus pais para só colocarem as máquinas de lavar a loiça e a roupa a funcionar, quando já estão bem cheias e a baixas temperaturas! Estas simples atitudes melhoram a eficiência energética e reduzem a nossa pegada energética no planeta…  Unidos pelo Planeta! EB TROXAÍNHO 

VISITAS DE ESTUDO
Atividades da EB Freixo de Cima

Agrupamento Amadeo de Souza-Cardoso,  com Selo de Qualidade eTwinning

Bandeiras 002A cerimónia de entrega das Bandeiras eTwinning, relativo ao ano letivo anterior, ocorreu no dia 31 de Março, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Pelo terceiro ano consecutivo, o eTwinning entregou bandeiras e certificados aos Agrupamentos galardoados com o Selo de Qualidade. A escola EB 2,3 de Vila Caiz e a escola EB Amadeo de Souza-Cardoso, foram contemplados com esta distinção, pelos projetos realizados durante o ano letivo anterior. A representar as escolas, estiveram presentes o Diretor do Agrupamento, Artur Correia e o professor Paulo Cerqueira (um dos professores responsável pelos projetos eTwinning distinguidos com selo de qualidade, juntamente com a professora Fernanda Freitas). A sessão iniciou-se com a palestra “Enquadramento dos projetos europeus no perfil do aluno do século XXI”, pela professora Doutora Maria João Gomes.  A embaixadora do norte, Doutora Teresa Lacerda, foi responsável pela excelente organização do evento.

_____________________________________________________________________

PARLAMENTO DOS JOVENS

20170321_105251Nos dias 20 e 21 de março, no Auditório Venepor na cidade da Maia, os alunos Bárbara Osório (9.ºA), Evandra Almeida (8.ºD) e Nuno Mendes (9.ºA) representaram, como deputados, o Agrupamento Amadeo de Souza-Cardoso na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens – Básico. O tema em debate foi «Os Jovens e a Constituição: Tens uma Palavra a Dizer!». Nesta sessão foram apresentados os Projetos de Recomendação das diferentes escolas do Circulo Eleitoral do Porto. Depois da referida apresentação, passou-se ao debate na generalidade e à elaboração de um projeto comum para apresentar na Sessão Plenária da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens. As alunas Bárbara Osório (9.ºA) e Evandra Almeida (8.ºD) assumiram o seu papel de Deputadas Efetivas com grande responsabilidade e carisma. também participou na referida atividade, como Deputado Suplente, o aluno Nuno Mendes, função onde revelou um excelente desempenho. O Agrupamento Amadeo de Sousa-Cardoso foi uma das escolas selecionadas para representar o Circulo Eleitoral do Porto na Sessão Plenária da Assembleia da República, juntamente com o Colégio de Ermesinde, a Escola Secundária de Penafiel, Academia de Música de Costa Cabral, Agrupamento de Escolas de Rates.

Parabéns aos três!                                                                                                      As professoras responsáveis: Elisabete Batista e Elsa Durães

_________________________________________

DSC03060Conhecer melhor o Autismo

No passado dia 21 de março de 2017 realizou-se no auditório do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza Cardoso, uma palestra com o tema "Conhecer melhor o Autismo", promovida pelo Departamento de Educação Especial. DSC03063Teve como objetivo explorar fundamentos teórico-práticos sobre a perturbação do espectro do autismo e sensibilizar os professores para esta problemática. A Perturbação do Espectro do Autismo é cada vez mais frequente no meio escolar e requer alguma atenção no trabalho com a mesma, de modo a haver uma maior inclusão. O Departamento de educação especial agradece a todos os que participaram nesta palestra, à direção da escola pela sua colaboração e à Dra. Sabrina Feijó e à Dra. Diana Cunha pelo conhecimento que nos transmitiram, tornando este evento numa experiência verdadeiramente enriquecedora. No próximo mês de maio irá haver uma continuidade da mesma palestra que será de cariz mais prático.

Orçamento Participativo

image1Explorística – Aventuras na Estatística

VER ARTIGO                                                     

 

 Ver como marcar visitas aqui.

_____________________________________________

IMG_20170323_094639Dia Mundial da Meteorologia

No dia 23 de março comemora-se o Dia Mundial da Meteorologia. Este ano letivo, o grupo disciplinar de Geografia do Agrupamento Amadeo de Souza-Cardoso, propôs aos alunos que fizessem uma pesquisa junto dos seus familiares, sobre as épocas em que se fazem as sementeiras, plantações, as podas das árvores, fazendo a ligação do tema Meteorologia com o tema Agricultura (que faz parte dos conteúdos programáticos do 8ºano de escolaridade). Assim, alguns alunos elaboraram calendários agrícolas, com provérbios, ditados, adivinhas, adequados a cada mês do ano. Ao longo deste período, os alunos do 8ºano fizeram medições da temperatura, humidade e pressão atmosférica, na Mini Estação Meteorológica, sem falharem um único dia!  Com esses dados elaboraram gráficos da evolução desses valores. VER FOTOS

_______________________________

72No âmbito do Projeto Educativo Curte Iogurte, foi lançado o primeiro desafio aos alunos da EB Igreja Vila Caiz: a construção de um Iogurte Gigante. Nos últimos 3 meses fizeram a recolha dos iogurtes consumidos, bem como, de outros materiais de desgaste de forma a utiliza-los neste trabalho. O rótulo do iogurte, além de incluir o Guigas, tinha de conter uma receita de um lanche saudável com iogurte e a indicação de uma atividade física que os alunos praticassem em conjunto. Assim, surge o resultado final que está exposto na entrada da nossa escola e que foi fruto do empenho e dedicação de todos os alunos. Agora, estes já sabem que o iogurte é uma equilibrada e excelente opção para os seus lanches em alternativa a outras opções menos equilibradas do ponto de vista nutricional, porque tem uma elevada densidade nutricional. É um alimento equilibrado e fornece muitos nutrientes essenciais. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção Geral da Saúde considera o consumo diário de iogurte e de laticínios com teores reduzidos de gordura importantes para a obtenção de uma alimentação equilibrada, quando integrados numa alimentação saudável e diversificada. 1 Iogurte por dia, nem sabes o bem que te fazia!! VER VIDEO

Nós os Vanzellitos e as Ciências Experimentais

WORKSHOP SOBRE A OBESIDADE INFANTIL NA EB DA LAMA

DSC01975Uma criança obesa está em risco de vir a sofrer de sérios problemas de saúde durante a sua adolescência e na idade adulta. Tem maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, asma, doenças do fígado, apneia do sono e vários tipos de cancro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é a segunda principal causa de morte no mundo que se pode prevenir, a seguir ao tabaco.

AS CRIANÇAS OBESAS ENFRENTAM AINDA GRAVES PROBLEMAS SOCIAIS E PSICOLÓGICOS

Estão mais sujeitas a ataques de bullying e outros tipos de discriminação. O que poderá provocar consequências diretas na sua autoestima e a quebra no seu rendimento escolar. Se não receberem apoio especializado poderão sofrer ainda de depressão ou outras doenças do foro psicológico quando atingirem a idade adulta. A pensar nas causas anteriores e em colaboração com a farmácia da Serrinha a EB da Lama trabalhou o tema com muita dedicação. VER FOTOS

______________________________________________________

 

DSC05469A parede da nossa escola está mais colorida com os nossos palhacitos!

EB Amadeo de Souza-Cardoso – Turma 2V

DSC01960O “Bonequinho” fez sorrir as crianças e as famílias…

Os Encarregados de Educação dos alunos da EB da Lama também participaram na “CORRENTE DE SORRISOS” desafio lançado pela Rede Social de Amarante.

DSC01958No âmbito da comemoração do mês da prevenção dos maus tratos na infância, a Rede Social de Amarante promove várias atividades em colaboração com o nosso Agrupamento. A EB da Lama também não podia deixar de abraçar tal iniciativa. Juntos somos mais fortes…

DSC01956O Amadeo sai da tela e “aterra” num ovo de Páscoa…

A Associação Empresarial de Amarante convidou todas as escolas a decorar um ovo de Páscoa para a participação na Egg Parade. A EB da Lama também deu o seu contributo para levar a cabo este projeto.

18É tão fácil! Pôr as mãos na terra, mexer na água, semear e plantar legumes, que mais tarde podemos transplantar para o jardim ou ainda para canteiros maiores no exterior é a atividade que nos propusemos para a nossa escola. É uma maneira de pôr professores e alunos a descobrir, de uma forma lúdica o mundo das plantas. Assim se trabalha na EB da Lama…

 

Na manhã do dia 8 de março realizamos uma visita de estudo ao Mosteiro de S. Martinho de Mancelos. Com esta visita de estudo ficamos a saber mais sobre o património histórico e cultural da localidade e mais inspirados para a escrita do conto “ O mistério do Penedo” com o qual participaremos no Projeto Interescolas. EB Troxaínho VER VIDEO

————————-

A convite da Câmara Municipal de Amarante, na pessoa da psicóloga Sónia Monteiro e com o total apoio da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, os alunos do 8.ºano da EB de Vila Caiz visitaram a Casa da Juventude de Amarante, no dia 10 de março. Fomos recebidos pelo responsável pela Casa da Juventude (CJ), Miguel Pinto e por jovens que estão a fazer voluntariado em Amarante. Tivemos a possibilidade de realizar várias atividades,trocar experiências com jovens de culturas tão diferentes como, a título de exemplo, a grega, romena e búlgara. Conhecemos muito mais do que uma instituição que está ao serviço da comunidade e dos seus jovens e que pode ser, e é,uma alavanca para outros voos, outras aprendizagens ,outros sonhos. Foi uma tarde onde se abriram novos horizontes, descobrimos qualidades, refletimos sobre o que se queremos para a nossa comunidade, sonhamos com um mundo melhor e percebemos que, JUNTOS, vamos mais longe. Fica aqui um agradecimento especial à Câmara Municipal de Amarante, à psicóloga Sónia Monteiro, à CJ que tão bem nos acolheu, à prof. Eugénia que nos acompanhou e à prof. Mónica Barros que, como todos sabemos,é uma entusiasta deste tipo de iniciativas e intercâmbios. Desta forma, deu-se mais um passo para "ajudar na formação de cidadãos autónomos, participativos, informados, solidários, capazes de reconhecer a importância da pessoa em relação com os outros e com um mundo sustentável e de contribuírem para o seu próprio desenvolvimento e para o desenvolvimento da comunidade” (Cf. PE,pág.71). VER VIDEO – VER FOTOS

1479053384605 1 20170127_105548_HDR

Há ir e voltar:  Uma escola para Mathare – Quénia

VER NOTICIA

 

ROB´Amadeo

Clube de Programação e Robótica

VER FOTOS

VER MAIS

Exposição de trabalhos

Disciplina de Educação Visual – 3.º Ciclo – 8.º ano

Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso.

Projetos artísticos inspirados no Artista plástico Fornasetti

20170313_162009A propósito da atividade de Natal da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica,com o apoio do Clube solidário, de se ajudar na construção da escola na favela de Mathare(Quénia), os alunos da EB de Vila Caiz decidiram escrever ao Papa Francisco e ao Sr. Presidente da República Portuguesa, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa. Com estas duas cartas pretendeu-se desejar as boas festas e um feliz 2017, parabenizar o Papa Francisco pelos seus oitenta anos e dar a conhecer esta nossa iniciativa solidária. Neste sentido,enviamos um presépio da atividade,como oferta e símbolo deste nosso querer ser mais e melhor,na nossa comunidade,país mas também além fronteiras. A Casa Civil da Presidência da República bem como o assessor do Papa Francisco responderam-nos dando conta da alegria  e reconhecimento que estas nossas atividades despertaram. Ficam aqui estes dois testemunhos que muito nos orgulham. Estes alunos que tanto se esforçaram para marcar a diferença merecem todo o reconhecimento. E estes sabem-nos muito bem. Ver Carta PAPAVer Carta Presidente

——————————————————————

IMG_4359No âmbito do Ensino Experimental das Ciências, nos dias 9 e 10 de fevereiro a turma do 4.º ano preparou, para os restantes alunos da escola, uma experiência intitulada:” Mensagem Secreta”. Depois de preparados os materiais e de ter sido explicado o seu procedimento, os alunos fizeram as suas previsões… As respostas foram muito diversificadas: “Eu pensei que íamos escrever, mas a professora ia ter uma lanterna para aparecer.”, “Acho que a fenolftaleína vai começar a subir e a fazer bolhas.” , “Acho que vai haver uma explosão”, “A folha de papel vai derreter”, “ O papel vai ficar queimado." Mas na verdade, o que acontecerá????   VER VIDEO

DSC00920 (2)O Dia do Pai foi preparado e trabalhado com muito empenho e dedicação… DSC00918 (1)Aproveitamos materiais recicláveis trabalhando técnicas de dobragem, colagem, pintura… Assim fizemos um lindo presente para oferecer ao PAI! EB de  Troxaínho

___________________________________________________

 

 

A Semana da leitura na EB da Lama já começou:

A escritora Palmira Martins apresentou e autografou um dos seus livros na nossa escola. “Conversas de Capoeira e Muita Brincadeira” foi muito acarinhado pelos alunos. Cantamos, fomos personagens e muitas outras coisas. É tão bom brincar ao faz de conta… VER FOTOS

________________________________

DSC05654E é este o resultado da nossa participação na atividade Manta dos Afetos! Em contagem decrescente para o mês dedicado à Prevenção dos Maus Tratos na Infância, trabalhamos unidos pelo bem de TODAS as crianças.  EB Amadeo de Souza-Cardoso – Turma 2V

_____________________________________

 

DSC05633

“CORRENTE DE SORRISOS”

E porque os pais dos alunos da turma 2V nunca falham, aqui fica o bonito resultado do desafio lançado às famílias pela CPCJ, no âmbito da Campanha Nacional do Mês da Prevenção dos Maus Tratos. EB Amadeo de Souza-Cardoso – Turma 2V VER FOTOS

 

 

Na semana da leitura, as turmas do 3.º e 4.º ano da EB da Torreira partilharam com as restantes turmas os textos criados no âmbito do projeto “Conta Estórias Amarante”. Os alunos apresentaram os seus trabalhos com muita satisfação, sentindo-se verdadeiros autores por um dia! Para dar a conhecer o trabalho realizado, apresentamos um pequeno vídeo intitulado “ Autores por um dia”. VIDEO

DSC02011Já há um cheirinho a Páscoa na EB da Lama…

Para comemorar a Páscoa deste ano, todos os alunos confecionaram uma cesta com um balão, lã e cola branca que levaram para casa muito bem recheada com ovos de chocolate e amêndoas. Ficou uma linda prenda! VER FOTOS

 

SEMANA DA LEITURA NA EB DE IGREJA – VILA CAIZ

IMG_4624E assim se passou mais uma Semana da Leitura 2017 na EB de Igreja – Vila Caiz. Os alunos da Escola Básica e do Jardim de Infância escreveram, declamaram poesias, recitaram lengalengas, dramatizaram histórias e foram lidos os dois contos selecionados para o Projeto Interescolas dos alunos do 3° e do 4° ano. Visitaram a Feira do Livro da EB de Vila Caiz onde apresentaram uma peça de teatro, fizeram uma caça aos ovos e receberam na escola os Encarregados de Educação das várias turmas para contarem algumas histórias. Tiveram também a oportunidade de receber a ilustradoraCatarina Pinto, que nos veio dar a conhecer os livros por si ilustrados e demonstrou-nos como executa o seu trabalho. Agradecemos a sua simpática presença na nossa escola, naquela que um dia foi também a sua escola! Vídeo: https://vimeo.com/211198508

 

 

 

E assim mostramos a participação dos alunos, professoras e auxiliares da EB de Freixo de Cima na EGG PARADE promovida pela Associação Empresarial de Amarante.

17761665_1458244657551579_11074410_oAmarante, terra de artistas

Dentre eles Amadeo Pintor

Conhecido em todo o mundo

De Mestres inspirador.

EB de Freixo de Cima

 

 

17776652_1459334450775933_78069552_o17776735_1458244404218271_1033304119_o

 

As portas de Álvaro Magalhães

 

 

 

 

2.º K – No dia 27 de Março, no âmbito da Semana da Leitura recebemos na nossa escola a visita da escritora Palmira Martins. Escrevemos estas pequenas quadras para nos lembrarmos de nunca esquecer que ler é importante

IMG_9037Gostamos muito de ler 

Ler livros de aventuras e histórias

Que nos fazem rir e sonhar

E ficam nas nossas memórias.

IMG_9065Nesta Semana muito importante

Comemoramos o gosto pela leitura

Palmira Martins veio a Freixo de Cima

Com histórias e música à mistura.

 

 

IMG_8972Palmira Martins é escritora e um segredo nos contou

Para bem histórias e aventuras escrever

Com imaginação e sem erros

Devemos Ler, ler e ler.

 

No fundo do seu baú, a sua imaginação

Estava um grande tesouro

Em que letras, palavras e frases

Valiam mais do que o ouro.

15126060_1458247074218004_1366935041_o

“Os desejos da vida formam uma corrente cujos elos são as esperanças.” Séneca

A nossa escola de Freixo de Cima abraçou o desafio lançado pela CPCJ , no âmbito da Campanha Nacional do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Esta corrente de sorrisos entre alunos, escola e pais trazem a esperança de um mundo melhor.

 

                                 " Há ir e voltar: Uma escola para Mathare – Quénia"

1479053384605No âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, os alunos da EB de Vila Caiz e as turmas do 6.ºB e 6.ºC da EB Amadeo de Souza-Cardoso aderiram ao projeto: " Há ir e voltar: Uma escola para Mathare – Quénia", colaborando assim com a amarantina Diana Vasconcelos, responsável por esta escola e ação voluntária, na maior favela do mundo. Neste sentido, todos os alunos envolveram-se no adorno e posterior venda de pendentes de Natal à família, amigos e nas feiras de Outono. Destaca-se também a generosidade das paróquias de Fregim, Louredo e Vila Caiz que acolheram a nossa presença e aderiram, entusiasticamente a este sonho. Ao sr. Padre Mário Ferreira e aos antigos alunos deste Agrupamento que se juntaram a nós, o nosso profundo agradecimento. O entusiasmo e empenho  de todos foi notório. Sem dúvida que este pequeno movimento gerou uma gigantesca onda de solidariedade. E o resultado ficou muito além das expectativas, mas claramente coerente com o esforço destes alunos: foram trocados por donativos 1075 peças. Sem dúvida que um  feito histórico. Aos alunos, pais, encarregados de educação, professores, funcionários, antigos alunos e Sr. P. Mário Ferreira fica o agradecimento.  Sem dúvida que marcaram a diferença! VER FOTOS

_____________________________________

No âmbito do projeto educaticabecalho_newslettervo: "Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável", as turmas do Jardim de Infância e do Primeiro Ciclo da EB/JI de Vila Caiz, criaram este videoclip intitulado- Hino da Fruta. Tendo como fundo musical, o som da Flauta de Bisel interpretado pelos alunos do 4.º ano, os restantes alunos da EB1 e JI deram voz ao nosso Hino.Serão finalistas os 60 mais votados e os 20 mais partilhados até 10 de março de 2017. Partilhem a partir do link: http://www.apcoi.pt/heroisdafruta6/web/hinodafruta/?idhino=690&fs=      Somos os Heróis da Fruta! _________________________________________

IMG_4048Do Projeto Educativo Curte Iogurte, surge o Programa 1 Iogurte por Dia que tem como objetivos a sensibilização para a importância de uma alimentação saudável e um estilo de vida ativo, a contribuição para a luta contra o excesso de peso e obesidade e, por último, a promoção do iogurte de forma a integrar um lanche saudável. Assim, com vista à consecução destes objetivos a EB Igreja Vila Caiz aderiu a este projeto educativo e está a implementa-lo no seio da sua comunidade escolar. O Projeto Educativo Curte Iogurte propôs-nos o Primeiro grande desafio. A construção de um Iogurte Gigante! Assim, alunos de todas as turmas, durante os dois últimos meses, foram recolhendo os iogurtes consumidos para os utilizarem neste nosso primeiro grande trabalho. Ficam aqui alguns registos fotográficos, sendo que o trabalho final será publicado aqui nesta página e exposto na nossa EB Igreja Vila Caiz até ao próximo dia 10 de março, data limite para apresentação do nosso Iogurte Gigante. Visitem-nos no facebook em:https://www.facebook.com/ebigreja.vilacaiz____________________________________

20170201_114619VISITA DE ESTUDO AO MUSEU AMADEO DE SOUZA CARDOSO

ESCOLA EB DE AMADEO DE SOUZA CARDOSO E ESCOLA EB DE VILA CAIZ

Dando cumprimento ao PAA, no que se refere a visitas de estudo, nos dias 24 de janeiro e 1 de fevereiro os alunos do 9º Ano, da Escola Amadeo de Souza Cardoso e no dia 27 de janeiro os alunos da Escola de Vila Caiz, visitaram o Museu Amadeo de Souza Cardoso, em Amarante. Estas visitas, organizadas pelo grupo disciplinar de História em articulação com o de Educação Visual, tiveram como principal objetivo dar a conhecer aos alunos o património artístico da cidade de Amarante e relacionar as aprendizagens de sala de aula com uma realidade concreta, perfeitamente observável no Museu. No Museu através de visitas guiadas os grupos foram percorrendo os diferentes espaços onde se encontra o espólio artístico do início do século XX e mais especificamente as obras dos pintores amarantinos Acácio Lino, António Carneiro e Amadeo de Souza Cardoso. Puderam constatar que no início do século XX, enquanto Acácio Lino e António Carneiro ainda pintavam seguindo, em parte, os cânones tradicionais, o grande pintor Amadeo de Souza Cardoso mostrou o seu arrojo ao abandonar os ditos cânones para abraçar o novo movimento artístico que estava a desabrochar na Europa: “O modernismo, que é decorrente da instabilidade e das transformações sociais e morais da I Guerra Mundial que refletiam o desespero e o pessimismo da sociedade da época. É, também, uma recusa das “escolas”, das normas e dos valores burgueses, experimentando novas técnicas e materiais, novas vias no tratamento de forma, espaço e cor, num desejo de inovação permanente”. Nas diferentes obras expostas no Museu os alunos puderam, relativamente a Amadeo,  registar  o seu percurso enquanto artista e ainda a constatação do quão percursor ele foi dentro do movimento modernista pois começou a pintar ainda antes da I Guerra Mundial, inicialmente influenciado por Cézanne, evoluindo para um cubismo misturado com todas as tendências com que contactou. Foi mais uma oportunidade dada aos alunos de conhecerem melhor a sua cidade e o rico património artístico aí existente e a julgar pela aparente boa disposição, motivação e participação este tipo de iniciativa deve repetir-se mais vezes.

__________________________________

20170124_114500VISITA DE ESTUDO – ROTA DO ROMÂNICO – IGREJA DE S. JOÃO BATISTA DE GATÃO

No dia 24 de janeiro, os alunos do curso vocacional, da Escola Amadeo de Souza Cardoso, no horário da disciplina de história, acompanhados pelos professores, Jorge Lopes e Angelina Teixeira, visitaram a igreja de S. João Batista de Gatão. A escolha deste monumento prendeu-se com a sua proximidade e com o facto de integrar-se na rota do Românico, dado que foi construído no século XIII, embora tenha sido alterado em séculos posteriores, nomeadamente no que diz respeito ao acréscimo correspondente à galilé e ao campanário, que remontam ao século XVII. Os alunos, num primeiro momento, através de uma observação apressada, consideraram que não havia muito a dizer sobre o monumento, pois nele impera a simplicidade. Depois de uma observação mais cuidada, acompanhada de algumas indicações do professor, puderam constatar que afinal alguns pormenores fazem do monumento um exemplar do românico, especialmente no que se refere:  no seu exterior, algumas frestas presentes nas fachadas oriental, norte e sul, assim como uma banda lombarda, com cornija sobre arquinhos, ou arcadas cegas de volta perfeita, que tornam o monumento único neste aspeto;  no seu interior, e que mais se destaca, acabando por encantar qualquer observador, o arco triunfal, que estabelece a separação entre  a nave e a capela-mor. Nesse arco sobressaem duas colunas, com capitéis decorados com elementos vegetalistas – videira e trigo, símbolos do vinho e pão –, que suportam duas arquivoltas, encimadas por um friso enxaquetado, ou axadrezado. 20170119_145228Na capela-mor, na parede fundeira, vislumbra-se a fresta que se abre para o interior em forma de arco de volta perfeita, permitindo que a luz se espalhe por todo o espaço. Embora remontem ao século XV e XVI, e como tal não fazendo parte do românico, as pinturas a fresco extasiam qualquer observador: na capela-mor, dois painéis, um representativo de Santo António e outro da Paixão de Cristo; no arco triunfal, em cima, Cristo no Calvário e nas paredes laterais, do lado do Evangelho e do lado da Epístola, painéis representativos da Coroação da Virgem e Santa Luzia, São Sebastião e Santa Catarina de Alexandria, respetivamente. A visita terminou com a romagem ao cemitério, que se encontra junto ao monumento, para conhecer o túmulo do poeta amarantino Teixeira de Pascoais (1877-1952). Os alunos copiaram o poema que se encontra registado em lápide: “Apagado, de tanta luz que deu,  frio, de tanto calor que derramou”. Após discussão sobre o significado da mensagem presente no poema, os alunos abandonaram o recinto e com aparente contentamento, inerente à constatação de que visitar património histórico até que é “fixe”, dirigiram-se para o local onde o autocarro os aguardava para o regresso à escola.  Já na escola, a pergunta de quando visitamos outro monumento foi colocada por alguns alunos, acompanhada da afirmação de que as aulas de história deveriam ser sempre assim. Diligenciando para que a luz e o calor inundem o espírito de alguns jovens, que, por vezes, parece adormecido, o património histórico, e como tal o passado, pode ser mostrado de forma lúdica e experimental, contrariando a ideia de que a disciplina de história é muito teórica e até “uma seca”.

______________________________

Exposição/Concurso de Rosas-dos-Ventos

ssNo âmbito da disciplina de Geografia, os alunos do 7.ºano de escolaridade representaram com grande criatividade e originalidade algumas rosas-dos-ventos, as quais estão expostas na BECRE da EB Telões e EB Vila Caiz. aaaaaA atividade serviu para os nossos alunos compreenderem a importância da rosa dos ventos na localização relativa, consolidando temáticas do primeiro período, perceberem a importância da reciclagem e reutilização na construção e uma sociedade mais sustentável e, simultaneamente, darem resposta ao desafio lançado de submeter as rosas-dos-ventos a concurso. É com grande satisfação e orgulho que os alunos olham para os seus trabalhos, expostos aos olhos dos transeuntes da biblioteca, ansiosos pelo dia em que o júri, constituído por professores de Educação Visual e Tecnológica, selecionem as três melhores «obras de arte», que obterão o 1.º, 2.º e 3.º lugar, respetivamente. A atribuição dos prémios será feita no dia em que decorrerão as atividades de Carnaval. Parabéns a todos pela participação. As professoras de Geografia: Elisabete Batista e Fernanda Freitas.

________________________________________

DSC01834Carnaval, festa de sonhos e fantasias, sonhos que vão com os foliões e fantasias que estão na cabeça e no corpo, enfeitando o desejo de ser feliz. Na EB da Lama o “Património Regional” foi o nosso tema, ressuscitamos Amadeo e os Trajes da Nossa Região. Fantasias, serpentinas, muita música e crianças correndo de um lado para o outro, como é bom viver COM A NOSSA IMAGINAÇÃO…   

_________________________________________________________________________________________________________

DSC01819

O Sistema Solar é formado pelo conjunto dos astros ou corpos celestes (estrelas, planetas, asteroides, cometas, etc…), pelo espaço vazio entre eles e por toda a energia. O Sol é a estrela do nosso Sistema Solar. À sua volta orbitam oito planetas entre os quais a Terra, sendo eles: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno. Trabalho realizado pelos alunos da EB da Lama do 4º ano: Ana Francisca, Beatriz Sofia, Joana Raquel, José Miguel, Miguel Cardoso e Tiago Rafael.

_______________________________________________________________________________

DSC01817Dia dos afetos na EB da Lama

O afeto é um sentimento que deve ser compartilhado com todas as pessoas especiais que gostamos.Um abraço, uma palavra ou uma frase é capaz de expressar um grande afeto!

_____________________________________________________________________________________________________________

DSC01809“A casa deve ser um lugar seguro onde seja bom viver.”

Na disciplina de Estudo do Meio, estivemos a trabalhar os temas “A casa” e os “Itinerários”. Na área de Expressões elaboramos uma maqueta onde mostramos o que aprendemos. É tão bom andar na escola!…

Alunos do 1.º ano da EB da Lama

………………………………..

20170201_114619VISITA DE ESTUDO AO MUSEU AMADEO DE SOUZA CARDOSO

Dando cumprimento ao PAA, no que se refere a visitas de estudo, nos dias 24 de janeiro e 1 de fevereiro os alunos do 9º Ano, da Escola Amadeo de Souza Cardoso e no dia 27 de janeiro os alunos da Escola de Vila Caiz, visitaram o Museu Amadeo de Souza Cardoso, em Amarante. Estas visitas, organizadas pelo grupo disciplinar de História em articulação com o de Educação Visual, tiveram como principal objetivo dar a conhecer aos alunos o património artístico da cidade de Amarante e relacionar as aprendizagens de sala de aula com uma realidade concreta, perfeitamente observável no Museu.

____________________________________

DSC05293A aula de yoga

No dia 26 janeiro, pela manhã, fizemos uma aula de yoga na escola. Entrámos no polivalente e já lá estavam as senhoras professoras à nossa espera. No chão havia tapetes cinzentos e confortáveis.Tirámos o nosso calçado e vestimos outras meias. Queríamos os nossos pés quentinhos! Entretanto, deitámo-nos e fizemos exercícios de yoga. A professora Celestina foi simpática e ensinou-nos as diferentes posturas. Aprendemos que a respiração é muito importante para a saúde do nosso corpo. No final da atividade sentimo-nos relaxados! 

Turma 2V – EB Amadeo de Souza-Cardoso

______________________________________

Relatório científico do projeto Iogeneration chegou à escola!

a

O Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza Cardoso recebeu o relatório científico do projeto em que participou: IoGeneration – Estado do iodo em Portugal: o papel da suplementação em idades escolares. As turmas participantes no estudo foram previamente selecionadas através do sistema de amostragem complexo, a saber: Escola Básica Amadeo Souza Cardoso (6º ano), Escola Básica de Avenida, Ataíde (4º ano) e Escola Básica de Igreja, Vila Caíz (3º ano). A participação das turmas envolvidas decorreu no ano letivo transato. O projeto Iogeneration teve o propósito último de consciencializar a população bem como os profissionais dos serviços alimentares escolares para a importância da ingestão adequada de iodo para a saúde, pretendendo desta forma contribuir também para a promoção de políticas e medidas de saúde pública que reduzam as desigualdades nutricionais. Neste âmbito, os objetivos do projeto Iogeneration são especificamente:

– Avaliar os níveis de iodo em crianças portuguesas (6-12 anos) em escolas do norte de Portugal;

– Relacionar os níveis de iodo com indicadores de desenvolvimento cognitivo;

– Monitorizar a utilização de sal iodado nas cantinas e domicílios e o consequente impacto na saúde;

Principais resultados do projeto

 A mediana de iodo urinário foi de 129 μg/l que, de acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde, corresponde a um valor adequado; 32% da população apresentou deficiência de iodo, enquanto que 5% apresentou excesso deste nutriente; Crianças que ingeriam menos de um copo de leite por dia apresentaram 4 vezes mais risco de deficiência de iodo do que as crianças que ingeriam pelo menos dois copos de leite por dia; Menos de 2% da população estudada utilizava sal iodado em casa, valor muito abaixo dos 90% recomendados pela OMS para utilização de sal iodado no domicílio; Nenhuma das amostras de sal utilizado nas cantinas escolares correspondia a sal iodado; A % de crianças com deficiência de iodo foi maior na população com menor desempenho cognitivo. Esta diferença, no entanto, deixa de ser significativa quando ajustada para o efeito da idade e do consumo de leite; O projeto IoGeneration teve um impacto real na sensibilização da comunidade, visível pela elevada taxa de adesão, pelo notável envolvimento das escolas e das crianças e pela mudança de hábitos alimentares relativamente ao iodo; O Seminário Iodo e Saúde, promovido no âmbito do IoGeneration, juntou especialistas nacionais e internacionais de várias áreas nesta matéria, e resultou na elaboração de um consenso relativamente à implementação universal do sal iodado.

O iodo é um micronutriente essencial para a síntese das hormonas da tiróide. Por este motivo, o aporte adequado de iodo é determinante para o metabolismo celular global bem como para o desenvolvimento do sistema nervoso central. Os alimentos do mar (moluscos, crustáceos e peixe) são classicamente reconhecidos como fontes naturais de iodo. Para além destes, também se reconhece que o leite e os laticínios são bons veículos de iodo na alimentação humana. Contudo, a quantidade de iodo naturalmente presente nos alimentos depende de diversos fatores tais como o conteúdo dos solos ou águas em iodo, as práticas agrícolas, a espécie de peixe e a estação do ano. A quantidade de iodo ingerida depende pois destes fatores, bem como da frequência de consumo de alimentos ricos em iodo. Para além disto, a biodisponibilidade do iodo pode ser comprometida pela presença de constituintes da dieta, tais como os que estão presentes na soja. Estes motivos, entre outros, explicam a plausibilidade de uma ingesta insuficiente de iodo.

O PES congratula-se pela participação neste projeto agradecendo uma vez mais aos professores e alunos envolvidos.

Para saber mais:     IOGENERATION_Relatório técnico científico                  Iogeneration_Resultados globais

 

————————————————————————————————

Cantar as janeiras

A abordagem à cultura local faz parte de um currículo que pretendemos contextualizado, na educação de infância. Cantar os reis é uma atividade integrante da nossa cultura que assume também um papel importante no desenvolvimento pessoal, social e de conhecimento do mundo, das nossas crianças. Por outro lado, as vivências relacionadas com a música vêm enriquecer a construção desse currículo que se pretende holístico e lúdico. Participar num evento do nosso Município, como é o Encontro de Cantadores de Janeiras, faz a ponte entre a comunidade e a escola, dando sentido ao processo de formação dos cidadãos-criança que frequentam o JI da Estrada. VIDEO

______________________

Projeto:“Liberdade de Expressão e Redes Sociais”

0000A SIC Esperança, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o apoio da Porto Editora, promoveu a quarta edição do projeto “Liberdade de Expressão e Redes Sociais”. O projeto teve como  objetivo  suscitar a reflexão sobre o caráter essencial da liberdade de expressão nas sociedades democráticas e sobre o importante contributo das redes sociais digitais do século XXI no alargamento do acesso à informação e à comunicação interativa. Realizou-se, neste âmbito, um trabalho de colaboração/articulação entre o Centro Cultural de Amarante e o Agrupamento de Escolas Amadeo Souza Cardoso / Telões, com o debate/reflexão sobre o tema e criação de um vídeo subordinado ao tema “Violência no Namoro”, no qual intervieram três alunos do ensino articulado de dança, do 9.º ano, Turma A. O projeto decorreu  decorreu sob a orientação e apoio dos professores António Moreno ( Educação Tecnológica), Elisabete Batista (Diretora de Turma), Olga Freitas ( Coordenadora de Projetos), Joana Raposo ( professora de dança do Centro Cultural de Amarante) e Sara Gomes ( Português). 

VIDEO     –       Violência no Namoro – final com 3 min.mp4
Parabéns pelo seu desempenho aos alunos: Bárbara Antónia de Abreu Queirós Osório, Catarina Pinto Lourenço, João Pedro Cardoso Silveira e Nádia Sofia Oliveira Martins Pais 

 

“O povo voltou a estar com Soares no dia da despedida”

20170111_165214[1]

 

“Tal como no dia em que regressou a Portugal após o 25 de abril, voltou-se a ouvir “Soares amigo, o povo estará contigo!” E esteve, ao longo das ruas de Lisboa, na despedia emocionada ao fundador do PS, antigo presidente da República e primeiro-ministro”. Ver artigo completo

 

 

___________________________________________

ENTREGA DOS PREMIOS DO VII CONCURSO “CARTA A LOS REYES MAGOS”

dUma vez mais, várias professoras de Espanhol pertencentes ao distrito de Vila Real, com a colaboração da Vereação de Educação da Câmara Municipal de Vila Real e Dra. Cátia Teixeira, promoveram o VII Concurso de Escrita denominado "Carta a los Reyes Magos". Assim, no dia 07 de janeiro, às 15h00, no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Real, a nossa aluna Maria João Cosme do 9.ºC recebeu o primeiro prémio do 9.º ano. Este ano, concorreram escolas de 21 localidades de Portugal bem como uma escola de Maputo, pelo que a aluna, Maria João está de parabéns! ¡Enhorabuena! VER Noticia Completa

________________________________________

Corta-Mato

R20161216_115730ealizou-se no dia 16 de dezembro, o já tradicional Corta-Mato do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza Cardoso, envolvendo alunos das duas escolas: EB de Vila Caiz e EB de Amadeo. Esta atividade é uma das provas mais emblemáticas do calendário desportivo anual do Desporto Escolar, que apura diretamente os seis primeiros alunos de cada estabelecimento para o Corta-Mato Distrital. O grupo de Educação Física congratula-se com a participação dos alunos do Agrupamento, que compareceram e participaram, de uma forma animada e entusiasta. Aqui ficam as FOTOS que ilustram alguns momentos deste evento, que incentiva todos os jovens e crianças para a prática desportiva e estilos de vida saudáveis.

____________________________________________

 

No âmbito das disciplinas de EMRC e de TIC, os alunos do 8.º ano, elaboraram trabalhos alusivos à quadra natalícia. Assim, criaram símbolos de Natal a fim de recordar as suas vivências pessoais, familiares, as tradições, sonhos, desejos desta época festiva. Estes trabalhos dão mais brilho à decoração da nossa escola, espaço da Biblioteca onde os mesmos estão expostos. A partir do vocábulo Natal é…, construíram a nuvem de palavras com o Tagxedo as quais deram asas à sua imaginação e criatividade nos trabalhos apresentados. Nesta temática, Natal é, por essência a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor. É comemorar com as pessoas que amamos, os valores da universalidade do amor, da amizade entre todos, da solidariedade, da esperança da paz…, que nos foi dado pelo sacrifício de um menino que nasceu do nada…, chamado Emanuel (Deus connosco). É o desejo mais sincero de que cada coração se encha com bênçãos ricas e eternas e que cada caminho nos leve à paz interior. Com esta breve resenha queremos desejar a toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, um Feliz Natal e Ano Novo muito próspero. Articulação das áreas disciplinares de TIC e EMRC. As professoras de EMRC e de TIC agradecem o empenho e colaboração de todos os alunos envolvidos nesta atividade. Ver vídeo “Brilham luzes do Natal há janelas bem floridas que um Menino sem igual vem alegrar nossas vidas. Reine paz, reine alegria, brilhem luzes como estas queremos cantar neste dia Boas Festas! Boas Festas.” Aurora Madaleno

__________________________

 convite_qmeFOTOS    O Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso reconheceu, no dia 2 de dezembro, com enorme alegria e satisfação, o mérito e a excelência dos alunos do segundo e terceiro ciclo do ano letivo 2015/2016. Esta distinção visou não só premiar os bons resultados escolares mas, acima de tudo, reconhecer e valorizar o esforço e o exercício de uma cidadania responsável e ativa, assim como o estímulo e o gosto pelo aprender e pela procura da excelência. A cerimónia de atribuição dos diplomas contou com a presença de várias entidades, entre as quais se destacou o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Amarante que presenteou os alunos distinguidos com uma lembrança. A cerimónia foi acompanhada de várias peças musicais e de dança levadas a cabo por alunos do Centro Cultural de Amarante que, ao longo destes anos de estreita colaboração e parceria, têm presenteado o Agrupamento com momentos de grande beleza e qualidade artística. No final da cerimónia houve um Porto de Honra, servido no refeitório do Agrupamento, como forma de homenagear os alunos.  

________________________________________

dsc05122Este ano foi na Natureza que fomos encontrar os materiais para construir os nossos presépios. Aqui fica o registo fotográfico e o desejo de Boas Festas para todos. Turma 2V EB Amadeo de Souza-Cardoso  FOTOS

 

 

dsc05100

 

É Natal! Que esta época seja vivida com paz e amor! São os votos de todos os professores, alunos e auxiliares para todas as famílias! FOTOS Centro Escolar Amadeo

 

dsc01625

 

Já cheira a Natal na EB da Lama… FOTOS

 

 

________________________________________

 

criancas_deficiencia_900

VIDEO

O dia "D" na Escola Básica de Freixo de Cima – VER VIDEO

O dia "D" na Escola Básica de Luis Van Zeller Macedo – VER VIDEO

O dia "D" na Escola Básica de Vila Caiz – VER VIDEO

dsc01591 O dia “D” na EB da LAMA – O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas. A nossa escola com alguma antecedência tratou este dia com muito AMOR E CARINHO. Todos os alunos estiveram com muita atenção às explicações dos professores. VER FOTOS

_______________________________________

Atividades do PAA – 2016/2017

literacia3dOs alunos do nosso agrupamento participaram, durante a semana de 21 a 26 de novembro, na primeira fase da atividade LITERACIA 3D. Esta iniciativa é da responsabilidade da Porto Editora e destina-se aos alunos do 2.º e 3.º ciclo de escolaridade. Este desafio consiste na realização de provas interactivas e tem o propósito de avaliar as competências dos alunos em três dimensões do saber: leitura, matemática e ciência. Os alunos têm oportunidade de consolidar as suas aprendizagens e de se familiarizarem com provas num contexto similar ao das avaliações internacionais.

_________________________________________

Visita de Estudo à Resinorte

dsc_0997Na manhã do passado dia 16 de novembro, os alunos do 5.º ano de escolaridade do Agrupamento Amadeo de Souza Cardoso, visitaram a Resinorte em Celorico de Basto. Esta visita de estudo foi realizada no âmbito do Plano Anual de Atividades, tendo por base o programa curricular da disciplina de Ciências Naturais, e decorreu em articulação com outros grupos disciplinares e o Clube Eco-Escolas. A visita teve como principais objetivos: conhecer os processos de valorização e tratamento dos resíduos, desde a recolha até ao destino final; contribuir para a reflexão dos comportamentos dos alunos no que diz respeito à separação do lixo; sensibilizar para a importância da reciclagem. O balanço desta atividade foi bastante positivo, evidenciado pela satisfação dos nossos alunos, durante e após a visita, que por sorte decorreu num belo dia de outono.     VER FOTOS           O Grupo disciplinar 230

__________________________________________________________

 

A turma 4V1 do Centro Escolar Amadeo de Souza-Cardoso decidiu, neste ano letivo, organizar painéis alusivos a diversos temas (outono, magusto, Amadeo, Dia do não fumador…) e decorar os corredores da escola. Além de ser uma maneira bonita de mostrar os trabalhos de Expressão Plástica, também damos a conhecer o nosso trabalho. Vejam as fotos.

oli
olimpiadasO Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza Cardoso participou nas XXXV Olimpíadas Portuguesas de Matemática, nas categorias: Pré-olimpíadas (5.º ano), Júnior (6.º e 7.º anos) e A (8.º e 9.º anos), que se realizou no passado dia 9 de novembro, em Telões e em Vila Caiz. Participaram nesta atividade 93 alunos e, todas as turmas do 2.º ciclo estiveram representadas. Esta iniciativa teve como principais objetivos desenvolver o gosto pela matemática, estimular o raciocínio e mostrar que a disciplina está presente em vários contextos.                 Grupo disciplinar 230

__________________________________________________________________

 

_________________________________

Dia do Não Fumador

Somos pequenos, mas já sabemos o mal que o tabaco faz. Faz como nós e diz: NÃO QUERO.  EB Amadeo de Souza-Cardoso Turma 2V VER FOTOS

pedro0006Pelo S. Martinho …

Dia onze de novembro,

Uma sexta-feira,

Logo pela manhã

Houve uma feira.

Havia bolos e marmelada,

Mel, geleia e doce de tomate;

Havia feijão, abóbora e repolho,

Cebolas, batatas e tarte!

Vieram pais e avós

Comprar artigos à feira;

Nós éramos os vendedores,

Mas que grande brincadeira!

À tarde fizemos o magusto

E comemos as castanhas

Assadinhas com sal.

Mas com muito cuidado,

Para não fazerem mal.

Foi um dia divertido

E de grande alegria;

Festejámos o S. Martinho

Mas não provámos o vinho!

Turma 2V

EB Amadeo de Souza-Cardoso

VER FOTOS

 

Feira de S. Martinho….cumpre-se a tradição!
20161111_114801Decorreu no passado dia 11 de novembro, de manhã, a tradicional Feira de S. Martinho, na escola Básica Amadeo de Souza Cardoso e na escola Básica de Vila Caiz. Cada turma participou na atividade com a construção de um espaço decorado bem como na tradicional venda de produtos naturais e não só…… Durante a feira decorreu também jogos tradicionais e o tradicional magusto. Este ano, na EB de Vila Caiz, tivemos uma barraquinha especial… a barraquinha SOLIDÁRIA de EMRC, cujo lucro reverterá em favor da construção de uma escola em Mathare, no Quénia… mas que não se pense que este projeto não esteve presente na EB Amadeo de Souza Cardoso! Os alunos do 6.ºB e 6.º C na aula de EMRC, em tempo recorde, organizaram uma pequena venda solidária, dando assim o pontapé de saída para próximos projetos solidários. (Muitos parabéns!!!) Para além das turmas, tivemos a participação da associação de pais com a venda de produtos biológicos entre outras iguarias. Toda a comunidade escolar teve oportunidade de usufruir desta feira onde puderam participar e apreciar a motivação e alegria dos nossos alunos.        …cumpre-se a tradição
Obrigado a todos!!!!!                   A equipa PES                      VER FOTOS
__________________________________
martimAmadeo de Souza-Cardoso – nasceu a 14 de novembro de 1887
O que sabemos sobre ele?
Amadeo foi um pintor. – Margarida Lopes
Nasceu em Mancelos, Vila Meã, Amarante. – Vasco
clara
 
 
Viveu com o seu tio em França. – Miguelmatilde
Tinha um amigo chamado Amadeo. – Vasco
 
beatriz
 

margarida-torresNaquela época, “gozavam” dos seus quadros. – Clara
Morreu novo, com 31 anos. – Beatriz
Morreu com uma doença! – Clara
 

dianaMorreu com a gripe pneumónica. – Pedro
Se fosse vivo, hoje faria 129 anos. – Beatriz
EB Amadeo de Souza-Cardoso,
Turma 2V
 
Aniversário Amadeo Souza Cardoso VER FOTOS

Sessão de Saúde Oral, dinamizada pela equipa de Saúde Escolar.

“Lava, lava escova amiga,dsc05032
Quero os dentes bem lavados;
Assim, escovando eu consigo
Não ter dentes cariados.”                                                 
Conceição Areias e Catarina Cardoso, “Onde meto o meu nariz”        FOTOS
     Turma 2V, EB Amadeo de Souza-Cardoso
________________________________________

1cicloOs alunos do primeiro ciclo, da turma 4A da Torreira,p1050047-min no passado dia 11 de novembro, utilizaram as aprendizagens da Iniciação à Programação  (imagens em pixels), com a ajuda da professora Eugénia, para fazerem cartuchos para as castanhas. Uma evidência da partilha entre pares. Prof. Cláudia VER FOTOS

_____________________________________________

JI de Estrada – visita a uma clínica dentária

A saúde é uma prioridade e é urgente que as crianças realizem aprendizagens que as levem a relacionar: as boas práticas de uma alimentação saudável e a higiene  oral. Nesse sentido aceitamos o convite de uma clínica dentária, do nosso meio social, que fomos visitar. O registo da visita, que também contém conhecimento adquirido, apresenta-se aqui sob a forma de diaporama. VER VIDEO

_______________________

HALLOWEEN 

Realizou-se, como já é habitual, a atividade de Halloween no Agrupamento Amadeo de Souza- Cardoso. O Halloween é uma tradição que, apesar de não ser de origem portuguesa, está bastante enraizada na nossa cultura escolar.

Assim, tal como nos anos anteriores, as diferentes escolas do Agrupamento foram decoradas a rigor para a ocasião. Este ano, as vassouras, os sapatos e os chapéus de bruxa deram lugar aos caldeirões mágicos elaborados com materiais recicláveis. Os caldeirões encontram-se em exposição nas escolas do Agrupamento. Deixamos um convite para que visitem as exposições dos caldeirões nas escolas do Primeiro Ciclo, na Biblioteca da Escola de Vila Caiz e no Bar dos alunos na Escola Amadeo. Esperamos com entusiasmo a vossa visita!

Não faltou imaginação e criatividade na conceção dos caldeirões. O júri vê, deste modo, o seu trabalho dificultado dado a variedade de trabalhos. O espírito do Halloween foi vivido e comemorado em ambiente de festa, próprio de um contexto escolar.

Os alunos do curso vocacional, vestidos a rigor, passaram por diversas salas e ecoaram as palavras: “doçura ou travessura”. Venceu a “doçura”, porque todos tiveram direito a um doce.

A decoração dos espaços esteve a cargo do Ateliê d’Artes da Escola de Vila Caiz, do Departamento de Expressões da Escola Amadeo de Souza-Cardoso e dos alunos do Curso  Vocacional.

Vencedores Halloween

1.º Ciclo/2.º Ciclo/3.º Ciclo

VER

Fotos – Prof. Carla

Fotos – Prof. Isabel

Fotos – Prof. Piedade

______________________

 

12 DE OCTUBRE – DÍA DE LA HISPANDADespanha

         No passado dia 12 de outubro, a professora do Grupo Disciplinar de Espanhol promoveu algumas atividades com vista a celebrar o Día de la Hispanidad ou Día Nacional de España.espanha1
         Foi em 12 de Outubro de 1492 que Cristóvão Colombo, à frente de uma armada espanhola, descobriu a ilha de Guanahani (Bahamas), convencido de que tivesse chegado à Índia. Na verdade, descobrira um novo continente, posteriormente chamado América, em referência ao navegador italiano Américo Vespucio. A descoberta da América foi muito importante para a Espanha, pois possibilitou a expansão da língua e da cultura espanhola nas novas terras. Em Madrid, a celebração do Dia da Hispanidade costuma ocorrer na Praça de Colón, em que o Rei, juntamente com a Família Real espanhola e os representantes do poder de estado, assistem ao desfile militar.
       
espanha2Com a intenção de aproximar a comunidade escolar à cultura hispânica, organizou-se uma Exposição Cultural na Biblioteca e foi servido uma ementa tipicamente espanhola, a saber, uma “Tortilla de Patatas”.
        A refeição foi sem dúvida um sucesso e pode-se dizer que: “ ¡La comida estaba muy exquisita!” (em português: A comida estava MARAVILHOSA!). Prof. Isabel Carvalho
 
 
_____________________________________________

COMEMORAÇÃO DO DIA 5 DE OUTUBRO DE 1910 – EB Amadeo de Souza Cardoso
20161006_123025Para satisfação de todos, este ano o dia 5 de outubro foi feriado.
Para que a comunidade educativa da Escola Amadeo de Souza Cardoso não caísse na falha de entender que este dia foi diferente apenas porque não teve que ir à escola, o grupo de História foi zeloso na organização de uma pequena atividade que decorreu no espaço da biblioteca, no dia 4 de outubro, onde procurou mostrar o que representou aquele dia para Portugal há 106 anos.
Os alunos das várias turmas do sexto e nono anos, no final das aulas de História,  através de uma apresentação em PowerPoint, puderam relembrar que a Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, que destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime Republicano em Portugal. Puderam também constatar que entre outras mudanças, com a implantação da República, foram substituídos os símbolos nacionais: o hino nacional, a bandeira e a moeda.
aa
Para além da informação recebida, puderam ainda observar in loco a imagem de D. Manuel II, último rei de Portugal, as bandeiras, em tecido, dos dois tempos históricos – a monarquia, a azul e branco e a República, a verde e vermelho -, ao mesmo tempo que cantaram, com entusiasmo, o hino nacional: A Portuguesa.

_________________________________________________

Comemoração do 5 de Outubro na EB de Vila Caiz
Cumprindo o planificado no PAA, comemorou-se no passado dia 4 de outubro a Implantação da República Portuguesa. img_5737Após a sensibilização, atempada, em sala de aula, pelas docentes de História e Geografia de Portugal e de História, procedeu-se no átrio da escola à encenação da queda da Monarquia e à Implantação da República. Dois alunos do 3º ciclo voluntariaram-se para personificarem o rei D. Manuel II e a República. Foram ouvidos os hinos “A Carta e a Portuguesa”, bem como hasteadas as bandeiras ao som dos respetivos hinos. Salienta-se o entusiasmo de toda a comunidade escolar manifestando interesse pela atividade, tendo parabenizado a ideia. Fotos