Home » Escolas » JI Estradinha Telões

inovar_alunos - Cópia

______________________

Comissão Paritária

Despacho

Membros Mesa de Voto

Ata Comissão Paritária

______________________

cc388ce8c568a97f39423522d46d1273

JI Estradinha Telões

     18, sexta feira, janeiro, 2019

Hoje fomos no autocarro, a uma casa: Casa da Juventude de Amarante. Estavam lá: a Marcela de Itália, a Popi, da Grecia, o Sergio, da Espanha, o Ian da República Checa, e também uma menina da Polónia, outra de Itália e a prima da Yara que se chama Filipa e que é de Portugal, e a Marta que não sabemos de onde era. Eles fizeram jogos connosco. Jogamos com bola: passávamos uns aos outros a bola, numa roda com as pernas abertas; se deixássemos passar a bola perdíamos. Noutro jogo, Íamos a correr, tocávamos no arco e voltávamos. Noutro jogo, imitávamos o andar dos animais.

 

Com música, dançamos como os patos e fazíamos os gestos iguais aos da Marta. Outra vez, andávamos a correr e quando a música parava, o Sergio dizia uma cor e nós tínhamos de tocar nessa cor. Na outra sala fizemos pinturas e desenhamos: árvores, animais, montanhas e o céu com nuvens e com uma lua. porque era de noite. Lá fora vimos gatos. E árvores. E vimos o rio e a igreja de S. Gonçalo. E depois fizemos uma roda, dissemos adeus aos senhores e senhoras que estavam lá e fomos até à escola no autocarro.

__________________________

No âmbito do projeto PES (Programa de Saúde Escolar), o JI tem implementada a escovagem dos dentes, após a refeição do almoço, e articula com o Centro de Saúde de Amarante a promoção da saúde oral. Hoje, após a visita de uma equipa de enfermagem, as crianças produziram o seguinte texto:

 

 

 

    

Estiveram cá as enfermeiras.Vieram falar sobres os dentes. Disseram para lavarmos bem os dentes de manhã, de dia, à noite, depois de comermos. Põe-se pasta, do tamanho de uma ervilha, na escova e escovam-se os dentes em círculos, por dentro, por fora e por baixo. Mostraram-nos um filme dos dentes. Tinha um tipo de mau que andava a sujar a cidade dos dentes. Fazia cáries. Ele sujava os dentes com doces. Mas depois vieram os super heróis dentistas e escovaram os dentes, deitaram um banho de flúor, aconteceu uma luta e os maus desapareceram. Mas disseram: “iremos voltar”! No fim ganhamos uma surpresa: um copo, uma pasta de dentes e uma escova. Gostamos muito!

_______________________________

"Adota um Avô"
Fomos à “Estância dos avós” – Fomos de autocarro. Eram dois miniautocarros! – Cantamos duas músicas para os avós.

Brincamos a dois jogos: o Lucas estava no meio da manta colorida e, à volta, estavam os avós e nós. E abanavam. O Ricardo tocava cavaquinho; a estagiária tocava violino; os avós cantavam uma música para nós: a saia da Carolina.

O outro jogo era sentados nas cadeiras e demos as bolas aos avós para passar e encher a bacia. Quem passava mais depressa ganhava. Quem ganhar ou perder, não faz mal! Nem interessa! É só um jogo!

Nós também cantamos uma “música do Natal” e “Ora ponha aqui o seu pezinho”.

Deram-nos as fotografias dos avós e nós fomos procurar os avós. Os avós gostaram muito porque: eles ficaram com uma cara com sorriso, sentaram-nos no colo, deram-nos beijinhos e passou-bens, agarraram nas nossas mãos.

Gostamos muito! Eles também gostaram!

Ação das coisas da Escola

 

Esta semana fizemos uma experiência com leite e corantes. Foi a mãe da Margarida que veio cá, à escola, fazer connosco. Aprendemos que as cores não se misturam no leite , porque ele tem nata, e na água misturam-se. Também mergulhamos os cotonetes na tinta e pusemos a secar ao sol. É para decorarmos as pinhas da árvore de Natal. Algumas mães vieram ajudar-nos. Também fizemos bonequinhas de argila para fazermos os presépios. As mães ajudaram. Nos adoramos as nossas mães virem aqui à escola!  FOTOS

 

No Dia do Pijama viemos  todos de pijama para a escola. Brincamos com as almofadas, raspamos a raspadinha do Quincas, trouxemos a casinha do Pijama, com moedas, para ajudar a construir uma casa para as criancas que não têm casa. É cantamos com a viola. É acabamos de ler a historia da "Pedra Falante". Jogamos os jogo dos Direitos das criancas . Fizemos um cartaz a dizer que as crianças têm direito: a casa, brincar, familia, comida, escola, abraços.